Notícias admin 4 de outubro de 2010 (0) (86)

Meia de Punta del Este: excelente!

Não me conformei e três dias depois acessei de novo a Internet. Para minha surpresa, a prova tinha sido transferida para o dia 4 de maio. Aí, sim, foi transferida para mim…

Passagem marcada, inscrição efetivada; até fiz a inscrição de meu marido para 8 km – seria sua primeira corrida oficial. Para mim, seria um treino para a Maratona de Porto Alegre.

Merece registro a comunicação, via Internet, com os corredoresdelleste.com.uy: atenciosos, prestativos, fornecendo todas as informações a respeito da corrida e da cidade (hotéis, temperatura, sugestões de passeios…).

A cidade surpreende pela tranqüilidade. Temperatura amena (15 graus), bairros com casas sem cercas ou muros, passeio pela orla, ficando à sua escolha a Playa Mansa (águas do Rio da Prata) ou a Playa Brava (águas do Oceano Atlântico). Inesquecível é o por do sol com poesia em Casapueblo ("era uma casa muito engraçada, não tinha porta não tinha nada…", na música de Vinicius e Toquinho), em Punta Balena. Rara inteligência emocional e artística do artista Carlos Paez Vilaró.

Quanto à corrida vale ressaltar alguns pontos interesantes: 1) a entrega do kit em Montevidéo ou em Punta, sendo nesta até as 21 horas. 2) Muito interesante é a numeração do atleta, que vem com seu nome impresso; ótimo souvenir do evento. 3) Entrega do chip até antes da corrida, com fila sem atropelos; e devolução do chip também com fila ordenada (os uruguaios são muito tranqüilos e educados).

A largada (e chegada) é perto da escultura "La Mano", do artista chileno Mario Irarrazabel, representando a união dos cinco continentes, símbolo do evento.

Largada sem atropelos, não se distingue elite ou apressados. Boa marcação, bons postos de água e um de frutas. Pessoas cumprimentam educadamente pelo trajeto; um verdadeiro city tour, pois passamos pelo farol, pelo porto, pelo Conrad Cassino, pelo bairro das casas nobres e finalmente a reta final. Pressinto que baterei meu recorde, até então de 2h01 em Friburgo. Consigo chegar em 1h49, nem acredito.

No entanto, surpresa maior ainda estava por vir: obtive o 2º lugar na faixa etária. E meu marido conseguiu completar sua prova de 8 km. A comemoração foi à altura: paeja no Les Caracoles, com um delicioso vinho uruguaio. Saúde! Recomendo a todos uma meia ou maratona em Punta del Este.

MARATONA DE PUNTA – 7 de setembro

Não só nossa assinante de Vitória recomenda. Corri a Meia de Punta há alguns anos e confirmo tudo que ela nos relata aqui, inclusive consegui um resultado excelente, graças notadamente ao percurso e ao clima.

Agora estarei voltando à Punta para correr a primeira maratona da cidade, dia 7 de setembro (e também o editor de arte, Sérgio Rocha). O percurso é absolutamente plano, boa parte com o mar ao lado, como se pode ver no site do evento (www.maratondepuntadeleste.com.uy).

A ida para Punta del Este se dá através de Montevidéo (via Gol, Tam, Varig e Pluna). Chegando ao aeroporto existe ônibus direto para Punta. Os hotéis têm preços bem convidativos, em função de se estar na baixa estação, assim como passagens aéreas promocionais, compradas com antecedência. Nos vemos por lá… (Tomaz Lourenço)

Veja também

Leave a comment