Desde o começo fomos contra a decisão da Yescom e inclusive entramos em contato com o Thadeus, argumentando sobre o erro que estavam cometendo e fazendo sugestões para que a dispersão (e a segurança) não fosse prejudicada, especialmente pela medida simples de colocação da medalha dentro do saco do lanche. Infelizmente, não conseguimos sucesso nessa iniciativa e o resultado é o que estamos vendo na internet, com protestos que poderão se estender à entrega dos kits e à própria corrida.
Já em relação à violência contra a repórter Yara Achôa, a revista até entende que o diretor da Yescom estava pressionado e incomodado pelo advento de uma campanha contra a empresa, mas demonstrou desconhecimento sobre o assunto ao considerar que nossa repórter tinha algo a ver com o tema. E efetivamente não soube dialogar para que a situação fosse esclarecida.
Nos dois casos nota-se uma falta de sensibilidade para temas delicados, indispensável para empresa e diretor que atuam junto a milhares de pessoas. Estamos torcendo para que esse episódio seja único e que sirva como exemplo sobre a necessidade de maior diálogo entre organizadores , corredores e mídia, para o bem das corridas brasileiras!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Uma aberração é o que posso dizer dessa atitude. Já não basta o horário absurdo? A falta de organização na largada? Por que não informaram isso no momento da inscrição? Por que não consultaram os atletas e/ou a mídia especializada antes de tomar tal decisão? Uma sugestão, uma consulta na verdade aos vão correr. Que vocês acham de devolver a medalha após a chegada?
Se realmente servir para isso, terá sido válido.
Continuo achando pouco produtiva a entrega da medalha com o kit de corrida. Acho que, aproveitando experiências de provas muitíssimo maiores em todo o mundo e levando em conta o respeito a quem de fato faz da São Silvestre o que ela realmente é, ou seja, o corredor, defendo que seja pensada uma forma conjunta de melhor organização da prova, mais agilidade, celeridade e, acima de tudo: maior valorização do corredor de rua brasileiro. Aquele mesmo, que paga pra correr. Que junta seus trocados. Que abre mão do reveillon em família ou com amigos, como eu, pra ir pra Sampa correr. Respeito a esse corredor de rua que lota as ruas de Sampa, movimenta a rede hoteleira local, a economia local, o reveillon paulistano.
Ainda bem que a Revista Contra Relógio é contra a Yescom, um absurdo, já corri a S.Silvestre nos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005 e nunca teve esse problema de entregar a medalha, aliás até ano passado não teve. E por estar sentindo falta de correr essa gloriosa corrida, resolvi me inscrever logo no início quando se abriram as inscrições e no regulamento não dizia nada que a medalha iria se entregue antes, ou seja eles foram covardes em ter mudado o regulamento, pena que não fiz uma cópia antes do regulamento??? A intenção da Yescom é mudar o percurso desde o ano passado da SS para o Parque do Ibirapuera e como a CET SP negou aí eles fizeram isso de entregar a medalha antes, pois no regulamento tá dizendo que terá lanche no final, ué quer dizer que a medalha é um problema para a dispersão dos atletas e o lanche não, para vc ver como esse tal de thadeu kassabian não entende nada de corrida, pois já que acabou com o glamour da S.Silvestre da corrida a noite e já que eles estão alegando que vai haver conflito com o pessoal que estará chegando para o showww da virada, então pq a yescom não muda logo de vez o horário, mude para a parte da manhã, com isso não terá problemas e o corredor que for de fora de SP poderá chegar em casa para passar o reveillon com seus familiares. Outra atitude que esse tal de thadeu teve foi em chegar agressivamente em cima da Yara, pois ele fez isso pq é mulher eu duvido que da forma que ele chegou fizesse isso com um homem e pelo que eu entendi as coisas só não pioraram pq a yara estava cercada de amigos…Sei que esse alarde que nós estamos protestamos nào dará em nada, pois os corredores nào sáo unidos, o dia que nos unir, muita bagunça nas corridas irão acabar, mas de qualquer forma alguma coisa tem que se fazer, os amigos de BH mandarão confeccionar medalhas alusivas ao evento para serem distribuidas para a equipe no final, um amigo de SP, mandou confeccionar 10 mil planfletos com a seguinte frase: Medalha não se compra, medalha se conquista. Fora YESCOM.
Essa é a minha opinião.
Um abraço.
Jorge Cerqueira
http://www.jmaratona.com
Mais um detalhe essa yescom deveria fazer um curso de como organizar corridas e tratar bem seus atletas, pois deveriam ter aulas com a Maratona de Nova York. Pois como lá fora não dá problemas na entrega de medalhas no final e olha que são mais de 40 mil corredores.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
http://www.jmaratona.coom
Boa Tomáz!
Tava esperando um posicionamento da revista sobre todo este imbróglio.
Seria interessante que nos mantivessem informados sobre os possíveis desdobramentos (contatos da Yescom).
Abs,
Shigueo
é bem simples, busquemos outras opções e boicotemos essa prova, o sentido dela são as pessoas , que estão sendo desrespeitadas,
apenas o boicote fará os responsáveis mudarem
Não vou correr, mas acho um absurdo o que houve com a Yara.
Essa Yescom é uma Mer…mesmo! Para começar essa parceria com a Globo acaba com a maioria das corridas de rua, como a Volta da Pampulha na qual os corredores tem que largar as 09:30, fala sério! São Silvestre, nunca tive vontade de participar dessa prova, olha o horário! Puta sacanagem…agora mesmo é que vou pensar 10x antes de participar de alguma prova organizada por essa empresa! Abraços…
Tomaz, essa revista me surpreende! Estou considerando que a yescom é um dos maiores anunciantes de corridas na revista tendo inclusive parceria com desconto para nós, assinantes. Ver vocês se posicionando contra nesse aspecto é uma surpresa agradável pelo o que a nossa mídia age diante de seus anunciantes.
Acho louvável a posição da revista sobre o tema turbulento desse que a meu ver é um pequeno detalhe que a Yescom jamais poderia ter derrapatado.
Enfim, cada um faz bem aquilo que costuma fazer, mas no caso do Sr. Thadeu essa máxima é muito diferente. Se discutiu é porque incomodou, quem fica quieto diante de um problema é conformista….
Faltou dialogo, faltou bom senso, faltou respeito, e quem paga o pato e a inscrição, é o corredor.
Essa impensada decisão causou furor em muitos corredores levando boa parte a interpretar à “banalização” da prova.
Carlão
Isso e falta de entendimento no que faz e principalmente respeito com o corredor de rua.Sou maratonista e nunca aceitarei receber uma medalha antes de completar a mesma,espero que isso nunca venha acontecer na maratona de SP.Corredores vamos nos unir e fazer um protesto em frente oa podio da elite.Medalha nao se compra,se conquista com muita honra.
Aló Tomaz,a Federação Paulista de Atletismo deveria se pronunciar também. Aqui no interior, quando pensamos em organizar uma corrida, daquelas pequeninha mesmo para o pessoal da cidade tomar gosto pela coisa, vem logo um pessoal da federação querendo cobrar alvará dizendo que nao sabemos fazer corrida etc.. mas as barbaridades que acontecem nas provas da capital eles fazem vista grossa. Gostaria que a contra relógio traga a posição da federação, pois parece que a yescon pode tudo…
abç
Lamentável a postura da Yescom, que ao meu ver passa recibo de incompetência tomando uma medida dessas. Aqui no Rio fica cada vez mais clara a discrepância entre as corridas organizadas pela Yescom e por outras empresas, e esse episódio da medalha antecipada é a cereja do bolo. Se eu puder, vou evitar corridas organizadas pela Yescom a partir de agora, PRINCIPALMENTE se for em parceria com a Rede Globo
Minha opinião sobre a entrega da medalha junto com o kit é horrível, pois tira a vontade e gana pela corrida, algo que almeja e está lá se você completar a prova, agora eu recebo a medalha antes da prova e que forças tenho para correr. Muitos correm pela qualidade de vida, outros pelo pão de cada dia, nós que somos corredores, sendo amadores ou profissionais, devemos lutar pelo incentivo, cabe a organização voltar atrás e esquecer que um dia tiveram essa ideia de entregar junto com o kit….
Abraços tenham uma boa prova e fiquem com Deus.
Acho que a Yescom quer ser pioneira em alguma coisa e então escolheu essa infeliz idéia!!! è uma pena que isso aconteça em uma prova tão importante como a São Silvestre.
A ganância desse Sr. Thadeus já passou dos limites. Ele se esquece que enriqueceu as custas dos atletas, dos corredores das suas corridas. Ele se esquece que a Yescom existe graças aos corredores, por quem ele não tem o mínimo respeito. Infelizmente a maior corrida do Brasil está entregue a um ganancioso sem escrúpulos. Não é a primeira vez que ele destrata um corredor, um reporter, um técnico de atletismo.
Olá Tomaz!
Nunca esqueço o dia que você me indicou para comercializar minhas fotos diretamente para Yescom, e agradeço muito por isso, nunca tive problemas com o Thadeus, sou a favor da entrega das medalhas após da corrida, pois é uma tradição que tem que continuar, e sou contra o chip descartável pois gera muito lixo na natureza, portanto é menos ecológico (independente do momento da entrega da medalha), quanto a atitude do Thadeus em relação a Yara e vice-versa, não posso opinar pois não estava lá momento do conflito, mas acredito que ambos possam fazer as pazes num momento propício, sou otimista e acredito que no ano que vem as medalhas da São Silvestre serão entregues da maneira tradicional e também sou a favor que a largada da São Silvestre continue na Av. Paulista.
Abraços!
Ontem fui retirar o meu kit e mais 2, estavam todos os corredores insatisfeitos com a entrega da medalha antes da prova. Para essas duas pessoas que tirei o kit, retirei a medalha do kit deles e só vou entregar no término da prova e eles concordaram em não receber agora a medalha, fico triste pois sei como ela é, mas vou dar a alegria a pelo menos dois para entregar após a prova.
A organização deveria rever esse conceito e manter a tradição. Não há problemas na entrega, agora tem gente caçando dificuldades para mudar uma prova tão bela e última do ano.
Abraços e boa prova.
Entrega de medalha antecipada é uma falta de visão de marketing, alem de outras coisas, pois
se a medalha não tem mais nenhum valor, para
que pagar inscrição?
Sou corredora de rua desde os meu 17 anos, tenho 52, corri 24 São Silvestres, sou do tempo que era à noite, fiquei indignada qundo fui retirar o kit, com cara d pateta, pois o meu orgulho é treinar o ano todo e receber a minha medalha por ter completado todo o percurso, e agora levo a medalha para passear no meu pescoço, aliás nós corredores temos que dançar conforme a musica da Globo, pois lembram quando nós mulheres tivemos que correr no sol de verão, basta disso deveríamos ser respeitados pois nós fazemos a festa e ganhamos mais essa…
QQ buteco faria melhor! Aliás a “Srta” Yescom nunca fez uma prova organizada,essa agora é uma aberração.só isso! Eu devolveria a medalha sem o menor apego msm pq diga-se de passagem (medalhinha fajuta).Alias n corremos pela medalha…N se define c palavras pq corremos.
Atenção Srta Yescom !!!!Passe esse evento pra CORPORE!
O valor aumenta todo ano e nem água gelada tem durante o percurso. Só para os ponteiros… Quando o atleta amador (que praticamente paga toda a infra-estrutura da prova) passa, só tem água quente… Este ano aumentou o valor o número de participantes e diminuíram o número do pessoal de apoio… Se não tem área para entregar a medalha alegando falta de segurança, façam como nos estádios de futebol: limitem o numero de torcedores, no caso da prova, limitem o numero de inscritos. Quando comecei a correr a SS eram permitidas no máximo 15.000 inscrições, e este ano já venderam mais de 21.000 medalhas (entenderam o trocadilho?).
Se não tem área para entrega a medalha no final, problema da organização.
Estamos pagando muito caro para uma corrida que é um lixo de organização e que cada ano fica pior. A entrega da medalha antecipada vai virar piada mundo afora. A SS é uma corrida internacional, lembram-se?
E ainda tiramos o sarro dos portugueses…
Alem disto, a entrega antecipada desmotiva muito qualquer atleta. Antes ela só era entregue a quem completasse a prova em no máximo 2 horas, ou seja, obrigava o corredor a pelo menos treinar para participar de um evento internacional. Hoje basta “comprar” a sua e se vangloriar da participação da maior corrida de rua da América do Sul.
Agora toda da família pode ter uma medalha da SS. Compra o kit, faz um quilometro na esteira e põe a medalha no peito.
Imaginem no serviço a na família o questionamento inevitável (que antes não era feito):
-Mas você correu a São Silvestre? Duvido!
Lamentável. Espero que alguém faça alguma coisa, porque o Sr Thadeus Kassabian, diretor de operações da empresa organizadora da competição (YESCOM) acha que a idéia dele é ótima.
Pergunte aos corredores, façam enquetes pesquisas etc. Depois tomem a decisão.
São Silvestre 2010, esperamos melhoras e atitudes para a prova de 2011!!!
PS. Valeu Contra Relógio pelo apoio aos corredores e valeu tambem à reporter Iara pela coragem de indagar o Sr.Yescon. Acho que ele confunde o valor monetário da “compra” da medalha com o valor da “conquista” da mesma…
Lamentável…
Desde criança assistia à São Silvestre junto do neu pai pela TV e senpre dizia que um dia correria essa prova. Comecei a treinar em Fevereiro, fiz algumas provas da YESCOM em Brasilia e TODAS deixaram. desejar!!
Se o único problema fosse receber a medalha antes da prova (o que já seria suficientemente ridículo) estaria ótimo! Mas, no início do percurso o animador disse que estaria la incentivando até o último atleta… Fiz a prova em 1h e 49min e não tinha música na chegada, nem incentivo de ninguém da organização, não tinha mais lanche, enfim não havia mais nada… O que vi foram pessoas enchendo sacos dd supermercado de copos de água para levar pra casa deixando os últimos colocados de boca seca! Um absurdo!!!
Realizei um sonho um pouco frustrada… Paguei caro, vim dr Brasilia… Queria apenas receber minha recompensa no final ao som de uma musica que emocionasse e ao menos poder comer algo depois de tanto esforço. De fato a Yescom é uma vergonha!
Eu acho simplismente um absurdo. Tira todo o sentido da corrida. Eles tão vendendo a medalha… Um amigo meu que não corre, me disse que se soubesse, teria se escrito só para ganhar a medalha e depois sairia mostrando para os colegas… Isso só ocorre no Brasil. E se tiver a globo no meio ai fedeu mesmo.