Matemática da corrida? Passo longe. Ainda mais em provas

Corrida é matemática? Para muitos, sim. Há treinadores com quem já confirmei que provam isso por A + B. Apesar de sempre ter ido bem com essa disciplina na escola, fui fazer Humanas, ou seja, parte já está explicado. Não tenho paciência para ficar lidando com números. Gosto de correr rápido, baixar tempo, não nego, porém, no dia da prova, sei o pace a manter. Isso basta. Durante a corrida, não faço conta alguma. Para ser sincero, nunca sei quanto vou terminar… Ou corro ou faço contas. Fico com a primeira.

Já fui em provas com aquelas “colinhas” de passagens da maratona no braço. Nas duas vezes, ouvi de minha mulher: “Para que isso aí? Você não vai olhar e, se olhar, além de tudo, não irá enxergar nem somar nada.” Sábia essa Mari. Me conhece melhor do que eu. Dito e feito. Foi o que rolou e as “colinhas” foram atiradas longe durante a prova. Além disso, se começar a fazer contas, vou desconcentrar, tropeçar e cair de novo. Sem isso, já levo meus tombos…

Não sei meu VO2max, nem o que é vVo2max… Muita chatice. Importante para a elite? Talvez. Ergoespirométrico? Nome muito complicado, nem sei falar isso. Respeito quem usa, mas para mim, simples mortal e amador, o teste de esforço simples que fiz, no consultório do médico, me informou a única coisa que me interessa: meu coração está ótimo e posso correr a vontade. Bem, isso foi no começo de 2010, antes de estrear nos meus primeiros 42 km em São Paulo. Faço anualmente, entre abril e março, um “batalhão” de exames de sangue. Tudo melhorando ano a ano. Vamos em frente.

Nas provas, em muitas nem uso GPS ou relógio. Quando estou com eles, dão um parâmetro. Muito bom. Mas só isso. Para mim, a matemática da corrida que vale é a seguinte: “Estou bem, corro. Estou cansado, seguro”. Sei que domingo, tenho de manter na Maratona de Buenos Aires de 4:15 por km para baixo. Se estiver um pouco acima ou um pouco abaixo, só saberei o tempo ao cruzar a linha de chegada!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.