Maratonista mais rápido da história e recordista mundial estão fora de Londres-2012

A Federação Queniana de Atletismo anunciou hoje a equipe que defenderá o país na maratona olímpica de Londres. No feminino, deu a lógica: Mary Keitany (foto)Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo. No masculino, porém, a surpresa: estão fora o atual recordista mundial (Patrick Makau, com 2:03:38) e o homem mais rápido da história (Geoffrey Mutai, com 2:03:02). Foram confirmados Wilson Kipsang (foto), Abel Kirui e Moses Mosop.

“Fizemos a seleção dos atletas baseada nas performances individuais nas maratonas importantes desta temporada, dando também muita ênfase à experiência”, afirmou o presidente da Federação Queniana, Isaiah Kiplagat.

Contou a favor de Kipsang a vitória em Frankfurt-2011 com 2:03:42 (somente quatro segundos abaixo do recorde mundial) e principalmente o primeiro lugar na Maratona de Londres, no domingo passado, com condições climáticas adversas, com forte vento contrário a partir do km 30. E Kirui é o atual bicampeão mundial, conquistas sempre levadas muito em consideração pela Federação Queniana.

A surpresa mesmo foi a escolha por Mosop, que tem a segunda marca da história (2:03:06 em Boston-2011) e venceu Chicago-2012, porém, ficou “apenas” na terceira posição na Maratona de Roterdã, há 15 dias. “Se você olhar o desempenho de Mosop, apesar de ter sido terceiro em Roterdã, ele fez muito mais do que a maioria dos atletas, assim como Kipsang que ficou a quatro segundos do recorde em Londres. Acreditamos que este é o melhor time para representar o Quênia na Olimpíada”, disse o presidente da federação.

Geoffrey Mutai abandonou a Maratona de Boston neste ano devido ao calor, porém, além da vitória em Boston-2011, é o atual campeão e recordista de Nova York. Enquanto Patrick Makau tem a vitória em Berlim e o recorde mundial, mas também não completou a Maratona de Londres.

MULHERES – No feminino, definição sem surpresas. Mary Keitany, Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo foram as três primeiras colocadas em Londres no domingo passado. Keitany, inclusive, tornou-se a terceira mulher mais rápida da história na maratona com 2:18:36 (recorde queniano), além de ser bicampeã da prova inglesa, Kiplagat foi campeã mundial no ano passado e Jeptoo, vice-campeã mundial, além de ter ganho a última edição da São Silvestre.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.