Notícias André Savazoni 25 de abril de 2012 (2) (178)

Maratonista mais rápido da história e recordista mundial estão fora de Londres-2012

A Federação Queniana de Atletismo anunciou hoje a equipe que defenderá o país na maratona olímpica de Londres. No feminino, deu a lógica: Mary Keitany (foto)Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo. No masculino, porém, a surpresa: estão fora o atual recordista mundial (Patrick Makau, com 2:03:38) e o homem mais rápido da história (Geoffrey Mutai, com 2:03:02). Foram confirmados Wilson Kipsang (foto), Abel Kirui e Moses Mosop.

“Fizemos a seleção dos atletas baseada nas performances individuais nas maratonas importantes desta temporada, dando também muita ênfase à experiência”, afirmou o presidente da Federação Queniana, Isaiah Kiplagat.

Contou a favor de Kipsang a vitória em Frankfurt-2011 com 2:03:42 (somente quatro segundos abaixo do recorde mundial) e principalmente o primeiro lugar na Maratona de Londres, no domingo passado, com condições climáticas adversas, com forte vento contrário a partir do km 30. E Kirui é o atual bicampeão mundial, conquistas sempre levadas muito em consideração pela Federação Queniana.

A surpresa mesmo foi a escolha por Mosop, que tem a segunda marca da história (2:03:06 em Boston-2011) e venceu Chicago-2012, porém, ficou “apenas” na terceira posição na Maratona de Roterdã, há 15 dias. “Se você olhar o desempenho de Mosop, apesar de ter sido terceiro em Roterdã, ele fez muito mais do que a maioria dos atletas, assim como Kipsang que ficou a quatro segundos do recorde em Londres. Acreditamos que este é o melhor time para representar o Quênia na Olimpíada”, disse o presidente da federação.

Geoffrey Mutai abandonou a Maratona de Boston neste ano devido ao calor, porém, além da vitória em Boston-2011, é o atual campeão e recordista de Nova York. Enquanto Patrick Makau tem a vitória em Berlim e o recorde mundial, mas também não completou a Maratona de Londres.

MULHERES – No feminino, definição sem surpresas. Mary Keitany, Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo foram as três primeiras colocadas em Londres no domingo passado. Keitany, inclusive, tornou-se a terceira mulher mais rápida da história na maratona com 2:18:36 (recorde queniano), além de ser bicampeã da prova inglesa, Kiplagat foi campeã mundial no ano passado e Jeptoo, vice-campeã mundial, além de ter ganho a última edição da São Silvestre.

Veja também

2 Comments on “Maratonista mais rápido da história e recordista mundial estão fora de Londres-2012

  1. Nossa, dispensar um recordista…Que luxo!!! Agora vamos ver a Argentina, ops Etiópia… Realmentes estes africanos não são deste mundo. Eu queria ver uma Olimpíada com 25 deles de cada país. Isso sim seria uma guerra de titãs!

  2. Sorte do Marílson, que os diretores d Quênia não foram sensatos.

Leave a comment