Notícias Tomaz Lourenço 27 de novembro de 2022 (0) (705)

Maratonas do Rio, Porto Alegre e Floripa fazem mudanças para 2023. E a SP City?

Começou com a do Rio, em 2018, copiando a da Disney, que é um tremendo sucesso comercial. A meia, que acontecia junto com a maratona, assim como as provas de 5 e 10 km, foi transferida para a véspera, de forma a melhor distribuir os participantes. E isto será mantido em 2023, apenas com a de 5 km acontecendo no sábado.

Agora é a vez de Porto Alegre e Floripa copiarem o Rio, ou seja, os 21 km largarão no dia anterior da maratona, enquanto a rústica gaúcha de 7,5 km permanecerá no domingo e os 5 km em Florianópolis serão na sexta à noite. E ainda haverá o “desafio” de se correr a meia e os 42 km, apenas com a mudança de nome. Na Disney chama-se Pateta, no Rio o título é Cidade Maravilhosa, enquanto lá no sul será Gaúcho e Floripa.

No Brasil não acontece uma única maratona “pura”, ou seja, em que só há a opção da famosa distância, como ocorre nas maiores do mundo (Nova York, Berlim, Chicago, Paris, Boston, Londres, Tóquio, entre outras). Isto porque o que temos são provas geralmente com 4 distâncias (5, 10, 21 e 42 km), em que os participantes em menor número correm o percurso longo.

O objetivo é obviamente dar uma maior dimensão ao evento, assim como conseguir uma arrecadação mais expressiva com as inscrições. O nome “maratona” tem forte apelo e é com esse título que estão proliferando corridas, em que os maratonistas são minoria e tratados sem a importância que merecem.

Se não bastasse essa realidade, organizadores constataram que abrindo a opção dos 21 km na véspera, e não junto com os 42 km, como tem predominado até agora, conseguem aumentar a rentabilidade do evento, pois mais inscrições são realizadas, na medida em que muitos corredores se animam as fazer as duas distâncias.

Fica claro que há um interesse por parte de corredores e a organização nada mais faz que satisfazer essa demanda. Por trás dela existe a imagem de se superar, ou de mostrar aos amigos, colegas de treino ou mesmo familiares que são capazes de fazer 21 km e no dia seguinte mais 42 km. Naturalmente que a maioria acaba completando mal a maratona.

No quadro abaixo, as mudanças que vão ocorrer no próximo ano na maratona gaúcha, carioca e catarinense.

SP CITY MARATHON

Considerando o congestionamento que se verifica na primeira parte da SP City Marathon, pela largada conjunta dos 21 e dos 42 km, enquanto na segunda metade os maratonistas ficam bastante dispersos (e desmotivados), a CR fez uma proposta à Iguana Sports, para que a edição de 2023, no último domingo de julho, oferecesse a opção de se largar às 6h no Pacaembu, ou às 8h na marca dos 21,1 km do percurso da maratona, mas até agora nada foi decidido.

O site da CR até colocou uma enquete no ar, perguntando aos corredores em qual dessas alternativas teria interesse, e a resposta foi 50% para cada uma, confirmando uma suposição deste editor. Paulo Carelli, diretor da prova, afirmou (em meados deste ano) considerar boa a sugestão da CR, mas que precisaria avaliar a logística da mudança, antes de uma decisão.

Em nossa opinião, ela seria muito boa tanto para os maratonistas, que teriam mais companhia pelos 42 km, como para os dos 21 km, que escolheriam em largar cedo e mais frio, mas enfrentando um percurso com subidas, ou saindo mais tarde, para um trajeto menos duro, praticamente todo plano.

A SP City estimava que conseguiria, em 2022, chegar perto de 5 mil concluintes na maratona, mas foram 3,8 mil, quase o mesmo que em 2019. Já na meia, completaram 8 mil corredores. Quem sabe, com a mudança proposta, a participação fosse mais equilibrada e o evento paulistano ganhasse em importância, como merece.


MUDANÇAS EM 2023

03/06 – 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre (RS) – 21 km
04/06 – 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre (RS) – 7,5 km e 42 km
https://www.maratonadeportoalegre.com.br/

10/06 – 21ª Maratona do Rio (Rio de Janeiro, RJ) – 5 km e 21 km
11/06 – 21ª Maratona do Rio (Rio de Janeiro, RJ) – 10 km e 42 km
https://www.ticketsports.com.br/e/maratona-do-rio-2023-30853

25/08 – Maratona Internacional de Floripa (Florianópolis, SC) – 5 km
26/08 – Maratona Internacional de Floripa (Florianpólis, SC) – 21 km e provas infantis
27/08 – Maratona Internacional de Floripa (Florianópolis, SC) – 42 km
https://www.ticketsports.com.br/e/maratona-internacional-de-floripa-2023-34888

 

 

 


Foto: Fernanda Paradizo / Contra-Relógio

Veja também

Leave a comment