Sem categoria admin 21 de agosto de 2009 (3) (100)

Maratonas do Mundial de Berlim serão neste fim de semana

Amanhã, sábado, será o dia da maratona no Mundial de Atletismo, em Berlim. O horário da largada gerou muita controvérsia entre os atletas, já que será às 11h45 (horário local) e este ano está fazendo muito calor na Europa. Só para se ter uma idéia, os termômetros tem alcançado cerca de 30 graus nos últimos dias, o que é muito em uma maratona, mesmo quando se trata de atleta de elite.

Entre os homens, nossos representantes são Marilson Gomes, José Telles e Adriano Bastos. A disputa será difícil, já que teremos grandes nomes, como Deriba Merga, da Etiópia, que venceu as maratonas de Houston e Boston neste ano, e os quenianos Robert Cheruiyot (tricampeão em Boston), Emmanuel Mutai (2:06:15 em Londres 2008) e Abel Kirui (2:05:04 em Roterdã 2009). Como estará muito calor, o resultado final será difícil de prever.

O mesmo pode-se dizer da maratona feminina, que ocorrerá no domingo e a largada será às 11h15 (horário local). As brasileiras têm poucas chances de medalhas, mas vale nossa torcida. Nossas representantes serão Maria Zeferina Baldaia e Adriana Aparecida da Silva. Entre as favoritas estão as  etíopes com bons resultados recentes, como Bezunesh Bekele (2:23:09 em Dubai 2009), Dire Tune (2:24:40 em Houston 2008) e Atsede Baysa (2:24:42 em Paris 2009). Irina Mikitenko, da Alemanha, é franca favorita por suas recentes vitórias (Berlim 2008 e Londres 2009) e a americana Kara Goucher, treinada por Alberto Salazar, que busca sua primeira vitória na distância. A britânica Paula Radcliffe oficializou ontem sua desistência da competição.

O Mundial está sendo transmitido somente pelos canais Sportv, que são por assinatura. A transmissão da maratona masculina começa às 6h35  (horário de Brasília), enquanto a da maratona feminina, no domingo, será a partir das 7 da manhã pelo canal Sportv2, apesar da largada ser às 6h15.

Veja também

3 Comments on “Maratonas do Mundial de Berlim serão neste fim de semana

  1. Fala, Sérgio! Tudo certo?
    Vamos dar pitacos? Para a Meia de NY, vc acertou em cheio.
    Masculino: Goumri (Marrocos), Merga (Etiópia) e Rono(Quênia) – gostaria muito de cravar um “Marílson” em primeiro, mas acho que, nessas condições, ele não é favorito, como se viu em Pequim.
    Feminino: Goucher (tá bom, vai dar Mikitenko, mas quem se importa com ela?), Mikitenko e Dire Tune.
    Abraço

  2. Fala Iberê,
    Acho que dá Robert Cheruiyot, Abel Kirui e Marilson. O Merga quebrou em Pequim, em situação climática similar, na entrada do estádio, lembra? Além do mais, ele já tem o ano ganho e pode não estar na melhor condição fisiológica – já que correu duas maratonas fortes este ano. Já os quenianos conseguem lidar melhor com o calor. Vou apostar no Marilson, pois sou brasileiro e não desisto nunca! rsrs.
    No feminino estou com vc. Acho que a Goucher quer muito vencer a prova e, com o Salazar pode aprender com o famoso “Duelo no Sol”, (clique aqui) de 1982 em Boston. A Miitenko vai ser osso duro de roer pois estará correndo em casa. A Dire Tune não vai conseguir seguir as duas, mas ficará com o bronze.
    Vamos ver!
    Abs,
    Sergio

  3. Kirui na cabeça. Não passei nem perto. Achei que o Merga fosse fazer de tudo para se redimir de Pequim. Eu ainda estava influenciado por Boston…
    Vamos ver o feminino, amanhã. Dá-lhe Goucher (não precisa ganhar; é só ficar no pelotão da frente, para ser focalizada o tempo inteiro – háháhá).

Leave a comment