Com a presença de três brasileiros, dos dois últimos recordistas dos 42 km e do atual campeão olímpico e mundial, a maratona masculina abre hoje, às 20h35 (de Brasília), o Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim, na China. O Sportv 3 anuncia a transmissão da prova na grade de programação.
No total, 1.936 atletas de 207 países estão inscritos na competição, quase toda disputada no Estádio Ninho do Pássaro, palco da Olimpíada de 2018. Na maratona, a largada ocorrerá no Portal Yongdingmen, com o percurso passando pela Praça Tiananmen (Praça de Paz Celestial) e terminando na pista de atletismo do Ninho do Pássaro.
O Brasil terá três representantes nos 42 km: Solonei Rocha da Silva, Gilberto Silvestre Lopes, Edmilson Santana. “Quero correr na casa de 2 horas e 10 minutos, assim acho que posso garantir um lugar na Rio-2016 e obter uma boa classificação aqui na China. O calor forte e a umidade baixa deixarão a prova mais difícil para todo mundo, mas o clima de Penápolis, onde vivi por 27 anos (no Interior de São Paulo), é muito parecido”, disse Solonei, o mais experiente do grupo, em entrevista à CBAt.
A prova promete um alto nível técnico, já que estarão presentes o atual recordista mundial, o queniano Dennis Kimetto (2:02:57), e o antigo detentor da melhor marca do mundo, o também queniano Wilson Kipsang (2:03:23). Da Etiópia, os principais nomes são os de Lelisa Desisa (2:04:45) e Yemane Tsegay (2:04:48). O atual campeão mundial e olimpíco, Stephen Kiprotich, de Uganda, é outro candidato ao pódio.
No total, a lista de entrada tem 68 participantes (o limite é de três maratonistas por país). Clique aqui e veja todos os participantes dos 42 km no Mundial de Pequim.
No site da Iaaf é possível acompanhar a programação diária das provas, com os resultados online de todas as disputas. Clique aqui e veja mais.
Lembrando que pelo fuso horário a China está 11 horas na frente do Brasil, assim, a largada da maratona será às 7h35 desde sábado em Pequim (20h35 de hoje aqui).