O sábado promete muita emoção no penúltimo dia do Campeonato Mundial de Atletismo em Pequim, na China. Começa às 8h30 com a final dos 5.000 m, em que Mo Farah lutará para manter a hegemonia; tem o revezamento 4×100 m com Usain Bolt às 10h10 e termina com a maratona feminina a partir das 20h30. O Sportv anuncia a transmissão das três provas.
A expectativa nos 5.000 m fica para o britânico Mo Farah, atual campeão mundial e olímpico na distância. Ele busca o segundo ouro em Pequim – já venceu os 10.000 m na competição. Mas a disputa será acirrada. Entre os 15 finalistas, há três com recordes pessoais mais baixos do que o britânico e sete com tempos melhores nessa temporada. Isso será suficiente para derrotá-lo? Saberemos na manhã deste sábado. Clique aqui e veja a lista completa de participantes dessa prova.
Depois, novamente, a expectativa fica para um grande duelo entre Estados Unidos (que colocaram três atletas na final dos 100 m) e Jamaica nos 4×100 m, com Usain Bolt tentando fazer ainda mais história. Como é uma prova de revezamento, com inúmeras variáveis, fica difícil fazer qualquer previsão.
Mais à noite (já manhã de domingo na China) teremos a maratona feminina, a partir das 20h30 (de Brasília).
Clique aqui e veja a programação de sábado e domingo, os dois últimos dias do Mundial da China.
Nas competições de hoje, a pernambucana Érica Rocha de Sena terminou os 20 km da marcha atlética em 1:30:06 e alcançou o sexto lugar, mesma classificação obtida na versão masculina da prova, pelo brasiliense Caio Bonfim.
“Estou muito feliz com a colocação, fiquei entre as melhores do mundo, o que me deixa tranquila quanto à preparação que fizemos”, explicou a atleta, ainda no Ninho do Pássaro, em entrevista para jornalistas brasileiros. “Acho que a marcha também vai alcançando um outro padrão, já que os bons resultados vêm se repetindo”, disse Érica, de 30 anos, que defende a equipe da Orcampi/Unimed, de Campinas (SP).
A outra brasileira na prova, Cisiane Dutra Lopes, terminou em 29º lugar, com 1:36:06. “Não passei bem no percurso, alguma coisa que comi e não caiu bem, por isso todo o esforço foi para completar a prova”, disse Cisiane, também pernambucana.
O pódio na marcha atlética teve 1º) Hung Liu (China), 1:27:45; 2º) Xiuzhi Lu (China), também com 1:27:45 e 3º) Lyudmyla Olyanovska (Ucrânia), 1:28:15.