Aqueles que não conseguiram inscrição para a badalada Berlim (27/09) com certeza não vão se decepcionar ao colocar a Maratona de Colônia na programação, principalmente para quem tem o objetivo de correr no segundo semestre na Europa. A prova é uma ótima alternativa para quem quer encarar uma maratona ou meia, ou mesmo para aqueles que já estão inscritos em Berlim e querem prolongar seus dias na Alemanha com uma viagem interessante para o Vale do Reno e ainda embalar mais uma "corridinha".
A quarta maior cidade da Alemanha está localizada às margens do rio Reno, onde fica um dos mais importantes portos fluviais alemães, e é considerada a capital econômica, cultural e histórica da Renânia. O evento na cidade, que reúne no total 30 mil pessoas em todas as provas envolvidas (como corridas de variadas distâncias e ainda prova de patins), é considerado o terceiro da Alemanha, apenas atrás da maratona na capital e em Hamburgo.
A competição é realizada desde 2004 e seu belo percurso leva os corredores por lindos pontos turísticos da cidade. A corrida larga na frente da Otto Platz, seguindo para a parte oeste à beira do Rio Reno, e passando pela Catedral de Colônia, muitas igrejas românicas e vários parques que circundam a cidade. A linha de chegada é em frente à Catedral.
Espere uma corrida muito bem organizada, um percurso rápido e ainda um público animado ao longo do trajeto. Há apenas uma elevação no início e no final, no acesso à linda Ponte Hohenzollern, que cruza o Reno. Ao final, como a maioria das provas alemãs, os corredores são brindados com cerveja sem álcool e comida à vontade, com bananas, biscoitos, pães, sanduíches, maçãs e outras frutas, barras de cereais e bebidas.
O limite de término da maratona é de 6 horas. Há várias bandas ao longo do percurso, animando os corredores, e em muitos pontos o público fica bem próximo aos participantes, dando aquela incrível sensação de calor humano, digna do Tour de France, e mostrando a grande consideração do povo local por um evento que transborda a cidade de turistas.
PASSEIO TURÍSTICO. Quarta maior cidade alemã, Colônia teve colonização romana e tem muita história para contar. Considerada a mais brasileira das cidades alemãs, por conta da quantidade de brasileiros que vive por lá, espere um local divertido, com um povo alegre e multicultural.
Situada ao norte do Vale do Reno, é uma das regiões mais quentes da Alemanha. Mas como a prova é realizada no outono europeu, é praticamente certa uma temperatura boa para correr, em torno de 11 graus.
A cidade é grande, mas compacta. Portanto, em poucos dias você conseguirá cobrir a maioria dos pontos turísticos e deixar Colônia com aquela sensação de que foi suficiente sua estada por lá. Muita coisa dá para ser feita a pé. Mas, se depender de transporte público, também não terá problemas, uma vez que é bem eficiente e de fácil acesso. Procure se hospedar no centro, região que vai lhe proporcionar transitar muito facilmente para onde quiser.
A Catedral de Colônia (Kölner Dom) é a principal atração turística e por onde a prova passa logo no início. Sua construção no estilo gótico resistiu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Dizem que ali estão guardados os restos mortais dos 3 Reis Magos, desde o final do século 7, o que leva muitos peregrinos a visitar o local. A entrada na Catedral é gratuita, mas é possível fazer visitas guiadas pagas, com duração de 1 a 2 horas, e em português em horários específicos. Se as pernas aguentarem, um bom programa para depois da prova é subir seus 527 degraus para ter uma vista bela da cidade, pelo valor de 3 euros.
Saindo da Catedral, arrisque um passeio até as margens do rio Reno. Ali bem pertinho você vai encontrar a Ponte Hohenzollern (Hohenzollerbrücke), que cruza o Reno. Você verá uma quantidade absurda de cadeados presos à ponte, que simboliza o amor eterno dos casais, uma tradição que se originou em Colônia e depois se difundiu pela Europa, mas que está sendo combatida em várias cidades pelo enorme peso que origina, pondo em risco de colapso a estrutura das pontes.
Nas margens do Reno você vai encontrar outra atração imperdível, que é o Museu do Chocolate (Schokolade Museum), da Lindt. Lá você terá a oportunidade de ver toda a história do chocolate e saber como os deliciosos produtos da Lindt são fabricados. Tudo com direito à degustação e compra de chocolate ao final.
Uma boa dica para ter uma noção geral da cidade é fazer um passeio de barco pelo Reno, que tem saídas próximas ao Museu do Chocolate. Para ter uma vista panorâmica e privilegiada na cidade, suba até o topo do prédio Köln Triangle (3 euros).
Não deixe de conhecer também o Museu Romano-Germânico (o Römisch-Germanisches Museum), que reúne ruínas e restos arqueológicos da cidade. Ali bem pertinho está o Ludwig Museum, que vale uma visita principalmente para quem é apreciador de arte moderna.
A cidade é conhecida pela invenção da famosa Água de Colônia (Kölnisches Wasser), pelo italiano Johann Maria Farina, no século 18. Por isso mesmo você encontrará várias lojas para comprar uma amostra das principais águas de colônia locais, como a Farina, que originou a Água de Colônia, e a 4711, a marca mais conhecida. Se tiver tempo, dê uma passadinha no Museu do Perfume para saber um pouco da história e tradição que marcou a cidade.
Para os amantes de cerveja, é fundamental degustar a famosa Kölsch, fabricação local e servida nos diversos pubs (Brauhaus) espalhados por Colônia.
Caso queira esticar a viagem e conhecer um pouco da região do Vale do Reno, coloque no seu roteiro uma passagem por Düsseldorf e Boppard, locais em que você pode conhecer vários castelos.
COMO CHEGAR. As principais companhias aéreas europeias operam voos para Colônia com um ou duas paradas, com duração de até 28 horas para chegar a seu destino final, dependendo da cidade brasileira que se estiver saindo. Hoje um voo para Colônia na data da prova ficaria por volta de 1.400 dólares. Quem tem mais tempo e pretende viajar para a Europa antes da maratona pode optar por um voo mais curto, para cidades como Frankfurt ou Berlim, e depois fazer o trecho interno de trem ou mesmo avião. O aeroporto de Colônia tem voos diretos para 130 cidades.
MARATONA E MEIA MARATONA DE COLÔNIA
Data: 04/10/2015
Local: Colônia, Alemanha
Provas: 42 km e 21 km
Temperatura: em torno de 11 graus
Inscrições: podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, ao valor de 55 a 99 euros para a maratona e de 40 a 55 euros para a meia, dependendo da data
Número de participantes: 30 mil (considerando todos os eventos)
Início da prova: 8h30 a meia-maratona e 10h a maratona e o revezamento
Largada: na frente da Otto Platz
Chegada: na frente da Catedral de Colônia
Entrega de kit: Running Expo, nos dois dias que antecedem à corrida
Premiação: medalha para todos os concluintes, além de classificação por categoria (até 19, 20-29, 30-34, 35-39, 40-44, 45-49, 50-54, 55-59, 60-64, 65-69, 70-74, 75-79 e mais de 80 anos)
Postos de hidratação: de 5 km em 5 km
Tempo-limite: 6 horas para a maratona
Eventos paralelos: Feira, revezamento de quarteto, prova de patins e provas estudantis e infantis
Site oficial: www.cologne-marathon.de