Organizada por Marcelo & Peixoto Representações e Eventos Ltda, foi anunciada a realização da Maratona do Sol Poente, dia 16 de outubro, sábado, na praia do Cumbuco, em Caucaia, a 30 km de Fortaleza.
A largada será às 15h30, para que os maratonistas não sofram tanto com o calor na segunda metade dos 42, com a vantagem ainda do trecho final ser pela avenida ao lado do mar, garantia de uma boa brisa. A praia de Cumbuco é procurada principalmente pelos praticantes de wind surf e kite surf, graças aos ventos constantes na região.
Além da maratona, haverá ainda uma meia e uma prova de 7 km. Cronometragem por chip, camiseta de poliamida aos inscritos e medalha para todos que terminarem. Está prevista premiação em dinheiro (R$ 20 mil) apenas na maratona, para os primeiros colocados geral.
O percurso é plano, começando na orla marítima, pegando estrada asfaltada e fazendo uma volta para novamente tomar a avenida ao lado da praia. Não está prevista a oficialização junto à CBAt, sendo a medição do trajeto feita por GPS.
As inscrições deverão ser abertas na próxima semana, pelo site www.ativo.com Ainda não está disponível o site da prova, onde serão listados os hoteis conveniados e mais informações sobre o evento, que terá cobertura especial da Contra-Relógio, inclusive com publicação dos resultados completos.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Boa novidade!!
Péssimo horário hein….
Na verdade é o melhor horário para as condições do Nordeste. Uma largada de maratona mesmo que às 6 horas significaria que a maioria (os que completam entre 4 e 5 horas) correria a segunda metade dos 42 km entre 8h30 e 11h00, quando costuma já estar bastante quente na região e o sol forte. Já a saída às 15h30 permitirá que os maratonistas mais lentos façam os 21 km finais (que é “quando o bicho pega”) sem sol e com a forte brisa do mar,comum naquela praia.
Muito bom! É oficial mesmo? Tava pensando em correr Buenos Aires, mas prefiro prestigiar as provas brasileiras.
Por que sempre pensar só nos mais lentos ?
Um maratonista que faz em 3 horas ou 3:30 vai sofrer muito mais com o calor largando às 15:30 do que se largasse às 06:30.
Como comentamos na apresentação da notícia, a prova não prevê pedir a oficialização junto à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em função dos altos custos, especialmente no tocante ao controle de doping.
A medição do percurso está prevista para ser feita por GPS, apesar da revista ter sugerido aos organizadores que contratem um medidor credenciado (que executa o trabalho pelo método da “bicicleta calibrada”, reconhecido para oficialização de provas internacionais), para que os resultados na maratona tenham credibilidade, e possam ser considerados para o Ranking Brasileiro de Maratonistas, elaborado pela Contra-Relógio e publicado na revista de janeiro.
Quem é do Nordeste sabe que esse horário é o ideal para uma corrida longa, pois a temperatura vai caindo, ou melhor, ficando menos quente durante o percurso. Eu costumo fazer os meus longões nesse horário. Será que o grande Tomaz prestigiará o evento? Desde já fica o convite.
Deverei sim estar na prova, correndo a maratona ou a meia, a depender de conseguir me preparar direito.
Senhores, meu nome é Marcelo e sou um dos organizadores da prova.
Gostaria que vocês soubesses que estaremos atentos à todos os problemas e dúvidas apresentados e que nosso intuito é realizar uma maratona para se posicionar entre as melhores do Brasil e a única no Nordeste. A questão do horário foi longamente estudada e é a melhor soluçao entre as variáveis que se apresentaram.
Garanto que todos os que resolverem correr a prova se surpreenderão com o local…tanto percurso quanto estrutura de hotéis na região.
Abraço a todos,
Marcelo
Estou gostando muito da maratona que vai se realizar. Se Deus quiser, vai ser o maior barato correr a tarde – já fiz 2 maratonas nesse horario e vou treinar muito.
Tenho 4 maratonas feitas!
Paulo Russo.
Fiquei muito feliz ao saber que finalmente vamos ter uma maratona em nossa capital. Meus parabéns!
Brilhante idéia, sou cearense moro no Recife. Realmente correr maratona no nordeste tem ser nesse horário, caso contrário o sofrimento não compensa. Parabéns aos organizadores – torço para que o evento seja perfeito e que entre no nosso calendário de maratonas brasileiras. Fiz a do Rio dia 18/07: uma maravilha de prova. Infelizmente não terei o prazer de participar dessa vez (estarei viajando para correr outras duas maratonas), mas quem sabe no próximo ano.
Obs: tem mais, acertaram em cheio com a publicação e apoio da CR, revista esta que realmente sabe informar os amantes da corrida. Parabéns a você também Tomaz, que escreve com o coração.
Grata.
Boa novidade, agora é só esperar que mantenha a data e confirmarei as passagens, parabéns.
Fiquei muito feliz, com a repercução dessa maratona tenho amigos que deixaram de ir pra de Buenos Aires para ficarem na nossa terrinha e prestigiar essa maratona. Eu pela primeira vez vou participar de uma meia maratona, pois voltei a correr á quatro meses. Um forte abraço e vamos lá correndo sempre!!!
EURECA!!! Quem sabe não encontramos a fórmula para maratonas mais confortáveis e menos sofriveis!? Organizadores que tal mirar no exemplo dos organizadores dessa maratona, antes impensável, acontecer no Ceará !? Sim, podemos pensar em largar as maratonas no fim de tarde, quando naturalmente a temperatura cai. Imaginem a Maratona de São Paulo largar as 16horas de um sábadão. Com certeza as comemorações e descanso serão mais compensadores. Abçs e vamos pensar nessas possibilidades?!
Boa notícia. Se a data for mantida para 16/10 a prova será um sucesso. Como é uma cidade turistica reserva de passagens e hotel deve ser feita com bastante antecedencia.
Boas maratonas do país caíram em desgraça por ficarem alterando a data (ex. Floripa e Blumenau).
Deverei correr esta Maratona. Fica a sugestão do Tomaz para que os organizadores adotem a aferição do percurso via bicicleta calibrada…
E fica a sugestão tb para que CR utilize esta maratona para efeito do ranking brasileiro de maratonistas, pois o horário e o trajeto favorecem bons tempos.
Abraços