Notícias André Savazoni 16 de junho de 2017 (0) (164)

Maratona do Rio tem estrangeiros de 47 países e brasileiros de todos os Estados

Neste domingo (dia 18) ocorre 15ª edição da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, com provas de 6 km e 21 km, além dos 42 km. Este ano, o evento terá estrangeiros de 47 países e representantes de todos os Estados brasileiros.

“Trabalhamos o ano inteiro para organizar a Maratona do Rio. Um evento deste porte envolve diferentes esferas, como prefeitura, governo, secretaria de Esportes, CET Rio etc. Temos uma grande operação de trânsito e precisamos causar o mínimo de impacto, organizar a passagem dos corredores pelas ruas da cidade, além de desmontar o percurso logo após o término da prova. Só para a montagem, usamos mais de 7,5 mil grades e 4 mil cones. São diversas reuniões e uma grande equipe para definir toda a estratégia de operação e logística”, explica João Traven, Sócio-diretor da Spiridon Promoções & Eventos, organizadora da Maratona do Rio ao lado da Dream Factory.

Para se ter uma ideia da magnitude da prova, são mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 2,8 mil colaboradores no staff, 250 profissionais de saúde e mais de 250 ônibus para transporte dos inscritos.

A prova de 42 km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia-Maratona Olympikus será às 6h45 na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca; e a da Family Run Smart Fit (6 km), às 8h, no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas estão marcadas para o Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.

A Maratona do Rio promete uma briga acirrada entre brasileiros e quenianos – países que mais venceram a prova. Tanto na prova masculina quanto na feminina. Entre os homens, são quatro os atletas que já venceram a corrida: o atual campeão, Elijah Kipkemei Kemboi; o vencedor de 2010, Anderson Chirchi Kipronm; o baiano Edmilson dos Reis Santana, primeiro colocado em 2014; e o pernambucano Marcos Antônio Pereira, que ganhou em 2009. No feminino, a queniana Ednah Mukhwan, vencedora de 2014, enfrenta desafiantes como a compatriota Leah Jerotich (vice no ano passado), a baiana Marizete Moreira dos Santos (vencedora em 2008) e a amazonense Raimunda Maria da Fonseca (campeã em 2004). Os melhores tempos até hoje são 2:14:55 no masculino e 2:34:41 no feminino.

Diversos músicos ao longo dos 42 km da Maratona para milhares de corredores e torcedores. É a iniciativa Maratona com Arte, que terá como destaques os shows de Sérgio Loroza, Alice Caymmi, Davi Moraes e Groove Bloco. “As pessoas que forem às ruas do Rio do Janeiro poderão ouvir um repertório variado, já que o Maratona com Arte trará diferentes ritmos, como eletrônico, música clássica, MPB e samba. Será novamente um dia de confraternização em torno do esporte para o Rio de Janeiro”, diz Duda Magalhães, diretor da Dream Factory.

 

MULHERES – Um dado que chama atenção é o crescimento do número de participantes do sexo feminino ao longo dos anos no evento. Hoje, segundo dados disponibilizados pela organização, elas são maioria tanto na Meia-Maratona (55%), quanto na Family Run (67%). No total, respondem por 47% dos inscritos. Na Maratona, aas mulheres representam 29%.

Depois do Brasil, a Argentina é o país com o maior número de representantes (cerca de 600 inscritos), seguida pelo Chile (aproximadamente 200). A lista conta ainda com corredores dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Japão, China, Singapura, Rússia e Croácia, entre outros.

Veja também

Leave a comment