A Maratona do Rio se prepara para celebrar a sua 20ª edição sob o comando da Spiridon e Dream Factory, e anuncia a Adidas como marca esportiva oficial para o evento. A parceria traz novidades para camisa, convidados especiais e modelos de tênis oficiais para a Maratona, que serão lançados em breve.
A expectativa da organização é receber 40 mil participantes nas 4 provas do evento, que será realizada entre os dias 16 e 19 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, fomentando o turismo na cidade.
A parceria com a Adidas, nesta edição comemorativa, chega para somar ainda mais à experiência do público. “Na Adidas, acreditamos no poder democrático do esporte e trabalhamos focados em oferecer a melhor experiência e os melhores produtos para todas as pessoas. É com grande satisfação que voltamos aos eventos presenciais, ao lado de um grande parceiro”, afirma Pedro Portescheller, Gerente Sênior de Marketing na adidas.
A novidade, que se estende além do patrocínio e dos kits para os corredores, visa integrar a marca das três listras ainda mais com o público da maratona. Uma das ações em conjunto é a nova edição da “Maratona com Arte”, projeto cultural que visa, a partir do audiovisual e esculturas, criar uma exposição urbana em diversos pontos da cidade. Um “treinão” será realizado para que os participantes conheçam essas instalações enquanto se preparam para a prova.
Além disso, os corredores também poderão garantir versões exclusivas dos tênis Boston 10 e Ultraboost 22, feitos para celebrar a maratona. “Para estar presente no Rio de Janeiro, uma cidade naturalmente apaixonada pelo esporte, sabemos que também é preciso trazer produtos inovadores e que estão alinhados às necessidades do público, por isso trouxemos dois modelos que podem agradar tanto ao corredor mais experiente, como o Boston 10, quanto o iniciante, com o Ultraboost 22”, completa o executivo.
Palco para shows e muitas atrações
Este ano, o espaço da Arena Maratona volta a receber apresentações de shows, área de recovery, praça de alimentação, área vip, entre outras atrações, além das ativações das marcas parceiras. O espaço ao ar livre aos pés da Baía de Guanabara será um ponto de encontro para a confraternização dos corredores após cruzarem a linha de chegada. Os percursos desta edição repetem o sucesso do ano passado com trajetos bem planos e recheados de pontos históricos. A largada da Maratona (42 km) começa no Aterro do Flamengo, indo em direção ao Centro da cidade. Os corredores passam pelo Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, AquaRio, Roda Gigante, Rua Primeiro de Março e MAM. O trajeto da Meia Maratona (21K) segue com a saída do Leblon rumo ao Flamengo, passando pelo Centro Histórico.
Um dos pontos altos do trajeto é a ligação entre o esporte e a história da cidade. Para Carolina de Lima, Turismóloga e atleta da Maratona do Rio, essa ligação é extremamente favorável para a prova. “A gente só dá valor para aquilo que a gente conhece. Muitos dos nossos patrimônios foram perdidos ao longo dos anos por falta de conhecimento da população sobre a sua própria história. Ter uma prova valorizando esses espaços é extremamente importante para nossa cultura. Temos a chance de mostrar isso para pessoas de outras cidades e países que vêm participar da prova. É muito bacana”, diz Carolina. O percurso plano é favorável para que o atleta cumpra a prova de forma mais rápida, fazendo com que conquistem tempos melhores.
Após o sucesso da pré-venda e do lote promocional com as inscrições esgotadas, o evento segue com as vendas do primeiro lote para todas as provas do evento.
Maratona do Rio de cara nova
Em 2003, a Spiridon assumiu a organização da Maratona do Rio, e na sequência se juntou a Dream Factory fundando a Dream Spiridon empresa responsável pela Maratona do Rio desde então. A Maratona deixou de ser uma prova de corrida para transformar-se em um Grande Festival. A percurso da prova, que ocupava do Leme ao Flamengo, passou a percorrer a orla do Rio, desde o Recreio. O trajeto trouxe mais visibilidade para a prova e passou a atrair novos participantes. Na primeira prova sob a nova gestão, o evento reuniu 3.450 inscritos nas duas provas (de 42km e a Corrida pela Paz), as últimas edições tiveram, em média, 35mil inscritos. Para João Traven, Diretor da Spiridon, a Maratona do Rio nasceu com forte representatividade para a cidade e o esporte.
“Desde que assumimos a Maratona do Rio sabíamos da sinergia do evento com a cidade. O Rio é convidativo para a prática de atividade física ao ar livre e nós soubemos aproveitar o potencial da cidade para a corrida de rua. Com o passar dos anos, fomos aprimorando o evento e trazendo novas experiências para nossos corredores”, conta. Desde 2019, a Maratona do Rio contempla cinco provas: de 5, 10, 21 e 42km, além do Desafio da Maratona (21km+42km), “Diversificar as provas foi um passo importante para democratizar o evento. As provas curtas recebem pessoas que estão começando no esporte e muito amadores. Cada atleta carrega uma história de superação. Isso torna o clima do evento indescritível”, diz Traven.
A Maratona é uma iniciativa que começa muito antes do início das provas. “Transformamos a Maratona do Rio em um Festival que começa muito antes da largada, uma plataforma que vai muito além do evento de 4 dias. Dialogamos com os atletas que se preparam há meses, compartilhamos informações e conteúdo especializado, entre muitas outras iniciativas. Com ativações de diversas marcas, a Maratona do Rio é um atrativo turístico para a cidade. Reunimos atletas profissionais e amadores de diferentes lugares, competidores apaixonados pelo evento que fazemos e isso é extremamente gratificante”, diz Fernanda Cozac, diretora de Marketing da Dream Factory.
Além dos milhares de inscritos para as provas, o evento gera um grande impacto positivo na economia, gerando centenas de empregos e atraindo diversos turistas para a cidade. Em média, 2.500 pessoas trabalham nele, o que reforça a importância também para o mercado de eventos, com grande estrutura, 78 km de pista percorridos e 37mil m² ocupados na Marina da Glória para receber os corredores antes e depois das provas. Ano passado, o evento contribuiu para o aumento da ocupação da rede hoteleira, que bateu a taxa de 95% na Zona Sul da cidade, segundo dados da ABIH.
Ao longo dos últimos 20 anos, a Maratona do Rio se desenvolveu como um festival de corrida com credibilidade mundial. Desde então, o evento coleciona histórias de corredores amadores e profissionais. Um deles é o Jorge Cerqueira, um dos participantes mais longevos do evento e que carrega medalhas de todas as edições, “Comecei a correr para cuidar da minha saúde, pois estava obeso, e me apaixonei pela prova. Participo de outras Maratonas, mas a do Rio tem uma energia especial e a cada ano vivo uma emoção diferente, nunca é a mesma prova”, conta Jorge. Ele é um dos 340 mil corredores que já participaram do evento, desde 2003.
Inscrições
As inscrições para a Meia Maratona (21 Km), Maratona (42 km) e o “Desafio Cidade Maravilhosa” (21 km + 42 km) devem ser feitas pelo site oficial do festival. As vendas do primeiro lote das provas 5 km e 10 km acontecem desde o dia 17/03. Os protocolos de segurança adotados e regulamento completo estão disponíveis no site do evento.
Meia-maratona (21 km) – Básico (R$ 220,00) e VIP (R$ 430,00);
Maratona do Rio (42 km) — Básico (R$ 220,00) e VIP (R$ 430,00);
Desafio Cidade Maravilhosa(63 km) — Básico (R$ 450,00) e VIP (R$ 880,00);
Sobre a Maratona do Rio
A tradição e a excelência da prova, além do cenário único pelas belezas cariocas, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos e a diversidade do evento consolida a Maratona do Rio como o maior Festival de Corridas da América Latina e uma das provas mais desejadas do calendário mundial.
Fonte: release assessoria da prova