Notícias Redação 27 de julho de 2014 (1) (136)

Maratona do Rio – A PROVA

Neste domingo o mundo das corridas retomou seus trabalhos pós-Copa do Mundo em grande estilo. A Maratona do Rio, junto com a Meia e a Family Run (6 km), trouxe corredores de todos cantos do Brasil e do Mundo para a Cidade Maravilhosa.

Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

A Maratona, com cerca de 4.300 concluintes, é de longe a maior maratona do Brasil, e a que atrai mais estrangeiros também. Não é à toa, a prova é uma das mais bonitas, já que o percurso leva os corredores a fazer um passeio pelas principais praias do Rio de Janeiro: Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo (ufa!).

Essa prova também tem um significado especial para mim, foi a minha primeira maratona, em 2008, e foi na Meia do Rio no ano passado que eu voltei a correr após uma porrada da vida que me fez pensar que nunca mais correria (um dia conto melhor essa estória).

Esse ano eu não corri (afinal de contas já corri 2 Maratonas nos últimos 9 meses), mas fui lá prestigiar  meus amigos que correram. Corri os últimos 7 km da prova com a guerreira Kauana que, mesmo cheia de câimbras e dores, não parou nem andou, correu até o fim! Ao longo da prova, ainda consegui ver o Victor, a Drica, o Sérgio, o Jorge, a Débora, o Thiago, entre outros. Não encontrei todo mundo que queria, a chuva atrapalhou um pouco a confraternização pós-prova.

Cada ano de um jeito diferente, mas a Maratona do Rio é sempre uma prova especial.

Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que completaram a Maratona, ou a Meia ou a Family Run!

Contatos:

Veja também

One Comment on “Maratona do Rio – A PROVA

  1. Rodrigo, corri a prova. Excelente
    Segue o que passei para organização:

    Parabéns pela organização da Maratona. Meu nome é Alexandre Cysne e corri a maratona com o número 4900 e terminei-a com tempo líquido de 4h08min.

    Gostei muito da organização da prova.

    Nada a falar da data, inscrição, kit, entrega do kit, feira, guarda-volumes, segurança, hidratação, percurso e medalha.

    Segue abaixo alguns comentários para melhorias:

    1) Noto que esta prova passa por um problema de esquizofrenia, pois a prova principal é a meia e não a maratona. Achei muito errado a largada da meia ser 1 hora mais cedo do que a maratona. Na verdade o Brasil está longe de ter uma prova pura de maratona. A prova em si é quase perfeita, só peca por não estabelecer saídas por ritmos e largadas por ondas, já que a partir do quilômetro 15 a pista fica reduzida para ‘meia-pista’ e até lá muitos ’empacotamentos’ existem pelo caminho. Uma prova com grande quantidades de atletas e pistas não largas tem que adotar este sistema.

    2) Acessei agora o site da organização (28/07) e os resultados só estão disponíveis os brutos, o que é um erro para todos os corredores não-elites.

    3) A organização já vendo o mal tempo que reinava na cidade poderia ter pensado em umas capas de plástico ou térmicas para ser distribuídas com os atletas, pois foi muito desconfortável a chegada no meio daquele aguaceiro.

    No mais, ao meu ver, é a única maratona brasileira que tem real possibilidade de crescimento graças aos belíssimos cenários naturais da cidade maravilhosa dos cariocas.

    —————————–
    Alex,
    Parabéns pela prova e pelos comentários, muito pertinentes! Realmente a chuva atrapalhou a confraternização pós-prova.

    Abs
    Rodrigo

Leave a comment