O que era já esperado se confirmou. Mantendo a tradição de acontecer em fim de semana com feriado prolongado, a Maratona do Rio 2022 aproveitará o ponto facultativo de Corpus Christi, dia 16/06, para realizar seus eventos, ou seja, a prova de 21 km no sábado (18) e a dos 42 km, mais as de 5 e 10 km, no domingo (19).
Para a maratona e a meia, a organização já abriu as inscrições, que ela chama de “ingressos”, pelo valor indicado como promocional de R$ 195, na também denominada “pré venda”. Dessa forma, ao invés do tradicional INSCREVA-SE, aparece COMPRE AGORA. Os tíquetes para a categoria vip ainda não estão liberados, nem para as corridas de menor distância no domingo.
O enfoque no site (www.maratonadorio.com.br) é para que as pessoas garantam desde já sua participação em 2022, o que não chega a ser um exagero, na medida em que, em anos anteriores, as vagas para a meia (notadamente), mas também para a maratona, acabavam bem antes do que seria o normal, ou dos prazos verificados em eventos semelhantes no Brasil.
Com a definição do Rio, já são 9 as maratonas oficiais (com percurso aferido por medidor credenciado pela CBAt e datas confirmadas), que deverão ser válidas para o Ranking da CR. São elas:
10/04 – Maratona Internacional de São Paulo
www.yescom.com.br
24/04 – Maratona Monumental de Brasília
www.maratonamonumentalbsb.com.br
22/05 – Maratona Nilson Lima – Uberlândia
www.apuanaesportes.com.br
12/06 – Maratona Internacional de Porto Alegre
www.maratonadeportoalegre.com.br
19/06 – Maratona do Rio de Janeiro
www.maratonadorio.com.br
31/07 – São Paulo City Marathon
www.iguanasports.com.br
07/08 – Maratona de João Pessoa
www.maratonacidadedejoaopessoa.com.br
28/08 – Maratona Internacional de Floripa
www.grupostc.net
25/09 – Maratona Internacional de Foz do Iguaçu
www.sescpr.com.br/maratona
Obs.: Podem ainda se credenciar, para ter seus resultados válidos para o Ranking Brasileiro de Maratonistas 2022, as maratonas de Ponta Grossa, Natal, Salvador, Recife, Goiânia, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba e outras que porventura surjam no próximo ano.
Foto: Fernanda Paradizo / Contra-Relógio