Os maiores objetivos da organização da 14ª EDP Maratona do Porto, em Portugal, passam pela obtenção dos recordes do percurso em ambos os sexos e como a maior maratona nacional em número de concluintes.
No setor masculino, o melhor tempo do traçado está atualmente em 2:09:51, estabelecido pelo queniano Philemon Baaru na edição de 2011. A lista de presenças este ano é liderada pelo queniano Lawrence Kimaiyo, detentor de um recorde pessoal de 2:07:01, estabelecido em 2012, seguido pelo compatriota Jackson Limo, que já correu em 2:09:06, em 2014.
Também está de volta ao Porto o vencedor da edição de 2014, o etíope Workneh Fikire Serbessa. Além disso, segundo os organizadores, haverá algumas estreias promissoras, como as dos quenianos Emmanuel Bor e Charles Kipkoech Cheruiyot, e a do eritreu Teklemariam Medhin.
Quanto a portugueses, destacam-se as presenças de Daniel Pinheiro, Miguel Ribeiro, Bruno Silva, Ricardo Dias e Pedro Palma. Rui Pedro Silva funcionará como coelho até o km 15.
Já entre as mulheres, o recorde do percurso foi estabelecido o ano passado pela queniana Loice Kiptoo, com 2:29:13. Para a corrida deste domingo, Carla Salomé Rocha (2:27:08) partirá como uma das favoritas, já que é a detentora do melhor tempo entre todas as participantes, embora a experiência da queniana Monica Jepkoech (2:27:26 há dois anos) deva ser tida em consideração. Jepkoech vem de uma vitória no Porto nesta fase da sua
carreira, pois impôs-se há pouco mais de um mês, a 17 de setembro, na Meia-Maratona do
Porto Sport Zone.
Com o objetivo da quebra do recorde de participações, a organização espera que pela primeira vez em Portugal mais de 5 mil concluintes na maratona.
A 14ª EDP Maratona do Porto será disputada no próximo domingo (dia 5), com partidas junto ao Sea Life, e a presença da Contra-Relógio, através do editor, Tomaz Lourenço.