19 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 4 de novembro de 2017 (0) (123)

Maratona do Porto busca selo bronze da IAAF nesta 14ª edição

Porto5A 14ª edição da EDP Maratona do Porto, em Portugal, será disputada neste domingo (dia 5), passando pelas ruas das cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Os objetivos são amplos dos organizadores: atingir novos recordes do percurso e a confirmação de maior prova nacional, superando os 5 mil concluintes, além de garantir o selo bronze da IAAF.

De acordo com dados disponibilizados pela organização, são 15 mil inscritos nas três distâncias do evento, com 6.000 corredores na maratona, 4.000 na Family Race (15 km) e 5.000 na Fun Race (6 km).

Nada menos de 69 países serão representados no evento e o número de estrangeiros na prova sobe percentualmente de 25%, o ano passado, para 35% neste domingo, o que significa que 4 mil estrangeiros farão alguma das três corridas.

Estes números determinam o outro grande objetivo da organização, que é o de pela primeira vez em Portugal 5 mil participantes na maratona acabem a corrida. Seja como for, a EDP Maratona do Porto manter-se-á como a maior do país, na base dos 4,8 mil concluintes da edição de 2016.

A EDP Maratona do Porto também candidatou-se à atribuição do selo bronze da IAAF. O evento tem assim a
possibilidade de pertencer ao calendário oficial em 2018, figurando como uma das melhores maratonas do mundo. Desta forma, Lisboa e Porto vão ser as únicas maratonas de Portugal com este certificado.

A prova terá a presença do editor da Contra-Relógio, Tomaz Lourenço, fazendo os 42 km e escrevendo a cobertura na edição de dezembro da revista.

Veja também

Leave a comment