Uma das provas mais aguardadas do Mundial de Atletismo de Moscou, na Rússia, a maratona masculina será realizada neste sábado, a partir das 8h30 (de Brasília), com o Sportv anunciando a transmissão. O Brasil estará representado por Paulo Roberto de Almeida Paula e Solonei Rocha da Silva. Hoje, o destaque foi novamente o britânico Mo Farah, que venceu os 5.000m com superioridade, assim como já tinha feito nos 10.000m, repetindo a dobradinha da Olimpíada de Londres.
Paulo Roberto, de 34 anos, viveu um grande momento em 2012, quando disputou a maratona olímpica em Londres e terminou em oitavo lugar. Solonei, de 32 anos, em 2011, no PAN de Guadalajara, ganhou a medalha de ouro.
O recorde pessoal de Paulo Roberto é 2:10:23, conseguido no ano passado em Pádova, na Itália. Este ano, seu melhor resultado foi 2:13:00, na mesma cidade italiana. Já Solonei tem como recorde pessoal 2:11:31, também obtido em Pádova, em 2011. Este ano fez 2:12:48, em Seul, na Coreia do Sul.
Solonei fez a preparação em Paipa, na Colômbia, seguindo o plano do treinador Clodoaldo do Carmo. De lá foi para Moscou, onde chegou no dia 10 para fazer a adaptação ao fuso horário, já que na capital da Rússia são sete horas a mais do que em Brasília. “Estou confiante e bem preparado para a disputa”, afirmou Solonei em entrevista à CBAt.
Paulo Roberto, segundo seu treinador, Marco Antonio de Oliveira, o Marcão, “fez a melhor preparação possível”. “Não nos faltou nada. Tudo o que solicitamos foi concedido. O Paulo fez a preparação inicial em Cochabamba, na Bolívia. Depois, ficou um tempo em Lisboa e agora está pronto para correr a prova”, explicou Marcão.
“Temos um grupo bem diferente daquele que competiu na Olimpíada de Londres. A prova está em aberto, embora haja quatro que já fizeram a distância na casa de duas horas e quatro minutos”, lembrou Clodoaldo do Carmo. Estes donos dos melhores tempos entre os 70 inscritos são três etíopes e um queniano, pela ordem: Feiysa Lilesa (2:04:38); Tsegay Tebede (2:04:45); Tadese Tola (2:04:49) e Bernard Kiprop Koech (2:04:53).
5.000m – Nesta sexta-feira, na aguardada disputa dos 5.000m, novamente um show de tática do britânico Mo Farah, que assim conquistou a segunda medalha de ouro no Mundial da Rússia, depois de ter vencido também os 10.000m. Mo Farah venceu com 13:26.98, seguido pelo etíope Hagos Gebrhiwet e pelo queniano Isiah Kiplangat Koech, prata e bronze, respectivamente, com o mesmo tempo: 13:27.26.