A Maratona de Xangai, na China, junta-se a Sydney e Cidade do Cabo e entra no processo de candidatura para se tornarem uma World Marathon Major. A notícia foi informada pela AbbottWMM. Xangai substitui a Maratona de Chengdu, anteriormente nomeada.
Este anúncio marca o início do processo de avaliação de vários anos da AbbottWMM para Xangai. Para se tornar uma WMM, a corrida deve atender a critérios específicos de participação, organização, certificação, sustentabilidade e legado por dois anos consecutivos nos próximos três anos.
Se for bem-sucedida, Xangai se juntará a um grupo seleto de maratonas — formado por Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York— como nova integrante da série em 2027.
A decisão da AbbottWMM de potencialmente expandir para a China reflete seu objetivo de explorar e crescer em um dos maiores e mais rápidos mercados de corrida do mundo.
Realizada no final de novembro desde 1996, a Maratona de Xangai tem o selo Platinum da World Athletics. O percurso é plano e rápido, e destaca os marcos mais cênicos e icônicos da cidade. No ano passado, a prova reuniu 30 mil participantes. Em 2024, a Maratona de Xangai acontecerá no dia 1º de dezembro.