Prejudicando o planejamento de quem já estava treinado e tinha comprado passagens de avião e/ou hotel, a 19ª edição da Maratona Internacional de São Paulo mudou de data: programada para o dia 28 de abril, foi transferida para 6 de outubro. A largada também sofreu alteração: será no Obelisco do Ibirapuera, mesmo ponto da chegada. As mudanças, segundo comunicado oficial, foram decorrentes das obras do Monotrilho e da divulgação de eventos previstos para a cidade.
De acordo com documento oficial da organização, “a alteração, além de proporcionar a melhoria do evento, possibilitará que a maratona se consolide no terceiro trimestre, que não conflita com a reestruturação dos órgãos públicos competentes, com as obras do monotrilho na Av. Jornalista Roberto Marinho que reduziram a área de infraestrutura, e com os espaços de divulgação de grandes eventos do calendário internacional que acontecem no País, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”.
Sem especificar as mudanças, a organização informou também que as largadas serão em ondas, “permitindo que os mais rápidos saiam na frente”. As inscrições já realizadas valerão para a prova de outubro. Não foi divulgado sobre o ressarcimento de quem se inscreveu e não poderá (ou não quiser) correr. Mais informações poderão ser obtidas pelo Fale Conosco da prova no site oficial do evento. As informações sobre o novo traçado e infraestrutura também estão publicados no site e, de acordo com o comunicado, “serão ajustadas no decorrer do mês de março”.
Ao longo do percurso de 42,2 km, os atletas terão dez pontos com atrações musicais, dois postos de hidratação com isotônicos, dois de distribuição de gel, 18 postos de água e dois postos de distribuição de carboidratos naturais ou frutas secas.
A Feira Esportexpo Edição Maratona de São Paulo será realizada durante quatro dias com exibição de produtos, palestras e workshops para atletas a acompanhantes. A feira funcionará inclusive no dia da prova, servindo como ponto de encontro e entretenimento para as pessoas prestigiarem o evento e assistirem à prova.
Além dos 42 km, estão mantidas as outras três distâncias: 10 km e 25 km, e a caminhada de 3 km. Os assinantes da Contra-Relógio têm 10% de desconto na inscrição.
Foto: Fabio Ura/MBraga Comunicação