A Maratona de Santiago de 2020 também foi impactada pela questão social que envolve o Chile desde o segundo semestre do ano passado. Com isso, devido à confirmação do plebiscito para a escolha de uma nova Constituição no dia 26 de abril, a organização da prova alterou a data do evento, que seria no dia 19 de abril, para 17 de maio, praticamente um mês depois.
De acordo com a organização, eram mais de 10 mil inscritos nas três distâncias (42 km, 21 km e 10 km) no momento da mudança de data e, quem tiver problemas para correr em maio, deve entrar em contato.
Outra novidade será a mudança do ponto de largada e chegada, que passa a ser no Estádio Nacional de Santiago. O trajeto ainda está em processo de aprovação e certificação, segundo os organizadores, e será anunciado oficialmente nas próximas semanas.
A feira da maratona será realizada nas imediações do estádio e ficará aberta até o domingo, informou também a organização.
Inscrições e mais informações em https://maratondesantiago.com/pt/. Como a situação no Chile continua instável, o mais recomendado é não se inscrever por enquanto, na medida em que não se pode afirmar hoje que a maratona efetivamente acontecerá em 2020.
Com a mudança de data, para 17 de maio, haverá coincidência com outras duas provas sul-americanas no mesmo dia: Maratona e Meia de Lima, Peru, e Meia-Maratona de Assunção, Paraguai.