Notícias André Savazoni 13 de novembro de 2012 (5) (129)

Maratona de Santiago recebe selo bronze da IAAF e abre inscrições

A Maratona de Santiago, no Chile, é a primeira da América do Sul a entrar no grupo das principais provas da IAAF, a federação internacional de atletismo. Os 42 km receberam o selo bronze da entidade – são três categorias (ouro, prata e bronze). A Meia-Maratona de Bogotá, na Colômbia, é selo ouro.

Para ser incluída nesse seleto grupo, a organização tem de atender a uma série de requisitos, como a avaliação geral do evento, medição do percurso, atendimento médico, antidoping, segurança, premiação, atletas de várias nacionalidades, apelo para transmissão internacional… Os índices exigidos para formação da elite são diferentes nos três selos também – o que obrigatoriamente irá melhorar o nível técnico em Santiago. Clique aqui e leia o regulamento completo. No site da IAAF, há uma página especial, com resultados, notícias, fotos, além do calendário completo.

A edição de 2013 da Maratona de Santiago está marcada para o dia 7 de abril, com uma meia-maratona oficial e uma prova participativa de 10 km realizadas simultaneamente. As inscrições já estão abertas pelo site oficial e, segundo a organização, são 25 mil vagas divididas entre as três distâncias.

No Brasil, a Kamel é uma das empresas que comercializa pacotes para a Maratona de Santiago. Apesar do selo da IAAF, a prova chilena apresenta alguns problemas, com uma chegada tumultuada para receber medalha e lanche, e um abastecimento não satisfatório, com água e isotônico a cada 5 km na primeira parte e depois a cada 3 km, mas entregues juntos e em copinho, não permitindo que se vá levando para beber mais tarde. Também não se consegue saber os resultados de todos os brasileiros.

Veja também

5 Comments on “Maratona de Santiago recebe selo bronze da IAAF e abre inscrições

  1. André, corri a maratona de Santiago neste ano e acho merecido o reconhecimento por parte da IAAF… considero uma prova bem organizada, avenidas largas garantindo um bom fluxo desde a largada. O povo chileno sai as ruas motivando os corredores em quase todos os km’s. Na chegada realmente temos o problema com o fluxo por conta do espaço pequeno, mas nada que atrapalhe… enfim, uma boa opção para o começo de 2013.

  2. Já temos no Chile e na Colômbia. Quando teremos no Brasil e Argentina?

    —————————

    Alex, eu diria que a Argentina está bem próximo… precisa ver se eles têm interesse, se tiverem, têm tudo para conseguir

    Abraço
    André

  3. Fala, Andre!
    Vou fazer essa prova agora em 2013… mas estou com receio quanto a altimetria de leve subida ate o km 30.
    Na opiniao de voces.. a altimetria da prova faz com q ela nao seja boa para se fazer tempos rapidos?
    Abs !

    ————————

    Alexandre, não corri em Santiago ainda. Falam que tem subidas constantes na prova, o que pode quebrar o ritmo. Um problema é que o tempo pode ser bem seco. Vai depender muito do dia para saber como será…

    Abraço
    André

  4. A corrida de Santiago do Chile 2013 oferece medalha a todos os participantes que concluírem a prova?

  5. A maratona de santiago é muito boa entre as melhores das americas.
    fui ano passado e já estou esse ano aqui para encara-lá novamente de dessa vez quero vencer com fé em Deus.

Leave a comment