Os organizadores da Maratona de Santiago, no Chile, ampliaram de 20 para 25 mil o número limite de inscrições para as três distâncias (10, 21 e 42 km). A expectativa é de superar o total do ano passado, quando foram 2.348 concluintes na maratona, 6.267 na meia e 6.780 nos 10 km. Para a edição de 2012, no dia 1º de abril, de acordo com a organização, já há 7 mil inscritos nos 10 km, 6 mil nos 21 km e 3 mil nos 42 km, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2011.
Caso os números divulgados da maratona estejam próximos da realidade, a prova chilena poderá disputar o título de segunda maior da América do Sul com São Paulo e Rio de Janeiro (cerca de 3 mil concluintes cada), atrás de Buenos Aires com 5.500 em 2011.
Tomaz Lourenço, editor da Contra-Relógio, correu a maratona chilena no ano passado. Ele conta que o percurso é legal e quase plano (em leve descida nos 10 km finais), sombreado em grande parte, com presença de público razoável no trajeto, abastecimento a cada 5 km no começo e depois a cada 3 km, mas em copos abertos (água e Gatorade ao mesmo tempo), não permitindo correr levando o copo. “A chegada, porém, é feia e desanimadora, com uma grade alta nos 200 metros finais, dificultando e inibindo a presença de público. Há ainda uma certa bagunça na dispersão para receber a medalha e o lanche. Para terminar, não disponibilizam os resultados por países, como faz qualquer maratona razoável pelo mundo”, comenta Tomaz.
A grande vantagem do evento para os brasileiros é o custo relativamente baixo e a viagem de menos de 4 horas, além de serem três provas ao mesmo tempo, um prato cheio para as equipes. “Que aliás são inúmeras e que predominam, pelo menos assim foi entre os mais de mil brasileiros no ano passado”, completa Tomaz.
Informações – As inscrições estão abertas até o dia 20 de março para as três distâncias. Mais informações no site oficial da Maratona de Santiago. No Facebook da prova há um concurso cultural para que os participantes tentem descobrir a cor da camisa da prova. O vencedor receberá um tênis Adidas Supernova Glide.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
A Maratona de SP 99 teve mais de 5 mil concluintes,naquele ano era só houve os 42 km.
Será que um dia essa prova voltará a ter esse número de concluintes?
———–
Como a revista informou na época, esse número não era real.Atualmente, a Maratona de SP tem pouco mais de 3 mil concluíntes. Vamos torcer para que esses número cresça.
Abs
Sergio