A Maratona de Santiago será realizada no dia 7 de abril de 2019, com três distâncias (42 km, 21 km e 10 km). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (dia 3), pelo site oficial.

A prova conta com grande participação brasileira, sendo que no próximo ano o limite será de 33 mil inscrições, pela estatística divulgada pelos organizadores.

Na prova de abril passado, que contou com cobertura da Contra-Relógio, foram 31.090 inscritos, sendo 3.275 brasileiros, na maior delegação estrangeira (1.454 nos 21 km, 1.174 nos 42 km e 645 nos 10 km, além de dois participantes dos 21 km solidários).

A maratona passa por oito comunas da capital chilena: Santiago, Peñalolén, Macul, Ñuñoa, Providencia, La Reina, Las Condes e Vitacura.

O percurso tem um miolo com boas subidas e organização quase correta, com largadas separadas nos 42 km e 21 km (que contaram com três ondas neste ano, inclusive), com uma boa área de dispersão depois do evento, porém, a hidratação poderia ser muito melhor (uma falha que esperamos seja corrigida para 2019, principalmente porque Santiago tem uma baixa umidade no período da prova).

Agora, na união entre turismo e corrida, a capital chilena é uma excelente opção de viagem pela América do Sul, devido às atrações da cidade e a possibilidade de conhecer a região, como Viña del Mar, Valparaíso e as áreas produtoras de vinho (uma das tradições do Chile).

Inscrições e mais informações em www.maratondesantiago.com.