19 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 12 de junho de 2017 (17) (122)

Maratona de Porto Alegre supera a marca dos 3 mil concluintes

A 34ª edição da Maratona de Porto Alegre, disputada neste domingo (dia 11), contou com 3.006 concluintes (2.300 homens e 692 mulheres, além de 14 nas categorias especiais). Já na meia-maratona foram 2.519 corredores a completar o percurso (1.451 homens e 1.068 mulheres), segundo os resultados preliminares disponibilizados nesta segunda-feira (12) no site oficial. Isso sem contar as provas rústicas de 10 km e 5 km.

O clima esteve perfeito para uma maratona, com céu azul e sem vento, com a temperatura média de 8° a 16° entre 7h e 12h. A largada atrasou em 10 minutos devido à realização de uma rave na região, o que complicou a chegada dos corredores na área de concentração (muitas vias de acesso estavam interditadas por isso).

Mesmo sem a separação por baias de ritmo previsto (a maratona e a meia largaram juntas), a largada aconteceu sem complicações, também porque logo nos primeiros metros a pista já se abria para mais faixas, facilitando o escoamento. A hidratação foi de 2 em 2 km, com dois pontos de isotônico, porém, faltou um posto de água entre os km 32 e 38 (reta final da prova).

Na divulgação dos resultados, após o evento, houve uma disponibilização por tempo bruto para as faixas etárias, quando o correto (inclusive constando no regulamento) teria de ser por tempo líquido, o que gerou reclamação e atraso nas premiações tanto os 21 km quanto dos 42 km.

A realização de uma expo (que pode crescer mais) por três dias (de quinta a sábado) facilitou a entrega dos kits, diminuiu as filas (houve apenas concentração maior nos momentos em que chegavam as vans do aeroporto e da rodoviária) no sábado. A estrutura montada no shopping também está entre os pontos positivos, tanto antes quanto depois da largada, com fácil acesso para os corredores e acompanhantes.

Clique aqui e tenha acesso aos resultados completos.

Confira a cobertura completa na edição de julho da Contra-Relógio.

Veja também

17 Comments on “Maratona de Porto Alegre supera a marca dos 3 mil concluintes

  1. Não sei de onde tiraram o tempo que me atribuiram. Fiz 3:34 de tempo bruto, que vi no placar de chegada. E o tempo líquido, que eu marquei no relógio e no GPS quando passei pelo portal, foi de 3:32, dentro da minha meta de um pace de 5 por um. Mas no resultado oficial me atribuem 3:26. Muito estranho, vi que o tempo de outras pessoas também saiu menor que o real. Espero que a ContraRelogio analise bem essa situação ao divulgar o ranking anual das maratonas, para evitar injustiças.

  2. O pior, Carlos Alberto, é que nesse caso, não temos como checar um a um. O ranking é feito com base nos resultados oficiais, após a homologação deles. Corri a prova, junto com minha esposa e amigos, além do editor Tomaz Lourenço, e em todos nós, o tempo bateu com o que marcamos na chegada e o divulgado. Esperando que tudo seja acertado realmente.

    Abraço e parabéns pela prova
    André Savazoni

  3. Tá certo. De minha parte, vou tentar fazer uns 3:25 na maratona de Florianópolis, pra não passar na frente de ninguém indevidamente.
    Um abraço!

  4. Mais uma pessoa com a mesma reclamação do Carlos Alberto Lellis e olhe que está reclamando por terem dado a ela um tempo melhor. Está no Face da própria Maratona Internacional de Porto Alegre: Alexandra Ruhmke de Oliveira avaliou Maratona Internacional de Porto Alegre — 3 estrela
    8 h ·
    Meu tempo na maratona foi computado errado fiz a prova em 3:36:23h, mas consta no site o tempo de 3:24:55h, me colocando em 2 na categoria 30/34, o que não é verdade. Já mandei email e mensagem para que seja feita a correção, afinal minhas companheiras de categoria que foram prejudicadas pelo erro estão esperando seu troféu na categoria. Aguardo o retorno da organização e espero que minha colocação real seja arrumada.

  5. Duas pessoas reclamando por sair um resultado melhor do que o divulgado. Como é que pode acontecer um erro desses?

  6. Largada da maratona e meia com um atraso de 12 minutos. A cerimônia de premiação foi uma lástima, com atraso de 4 horas. Às 14 horas, fui embora e deixei de pegar o meu troféu na faixa etária da Meia Maratona. Afinal, ainda tinha que almoçar e me acertar com o hotel. O segundo lugar geral da maratona, que estava hospedado no mesmo hotel, falou que perdeu o voo para São Paulo e teria que voltar de ônibus, pois o valor de uma nova passagem aérea estava em torno de R$ 1.200,00 (voos lotados). Então, dizer o quê? Segundo ano consecutivo, voltando sem ter o prazer de subir no pódio. No ano passado, fui o primeiro da minha categoria na maratona e sequer teve a premiação, pois não conseguiam recuperar os resultados. Ontem, perto das 10h30m, já tinham colocado a listagem das categorias na Meia Maratona (classificação correta, pelo tempo líquido), mas não sei o motivo de terem começado a premiação somente perto das 14 horas, com os pódios vazios. Não tive tempo, nem paciência para aguentar tanto descaso. NOVAMENTE O ORGANIZADOR DA PROVA NÃO SE DIGNOU A DAR SATISFAÇÃO AOS ATLETAS…

  7. Foi minha primeira maratona. Gostei demais da experiência e espero fazer mais maratonas (quem sabe repito POA um dia para comparar desempenho). No entanto, achei que a prova e a organização foi aquém do que li sobre a prova. Não achei o percurso plano, tinham muitos buracos no trajeto (OK, estamos no Brasil e nunca correremos numa pista lisa) e achei a feira muito pobre. Quanto ao tempo, a diferença entre o tempo oficial e do meu Garmin foi de 1 segundo (para menos), o que não me incomoda. Agora é treinar para os próximos dias e finalmente colocar uma maratona no meu currículo!

  8. Sua postura é excelente. Agora, esperamos realmente que estejam acertando realmente esses problemas (e checando ainda de quem correu e não aparece na listagem) até a publicação e homologação dos resultados.
    Abraço e boa prova em Floripa
    André

  9. Olá! Corri minha primeira meia maratona, primeira prova grande que participo e me encantei. O percurso foi ótimo, muito bem sinalizado, não faltou água. Porém aconteceram alguns problemas mesmo. Como já foi dito aqui nos comentários, a feira estava pobre, com poucas opções e preços normais e caros. Não haviam carros para levar os corredores embora ao final da prova, tinham muitas pessoas esperando há uma hora por um táxi ou uber. Aliás, ninguém sabia onde estavam os ônibus disponibilizados pela organização para levar as pessoas de volta ao hotel, eu mesma levei muito tempo até encontrá-los. O hotel no qual me hospedei, conveniado ao evento, não parecia preparado para receber as pessoas, pois os atendentes passavam informações contraditórias e não havia sugestões de restaurantes para jantar ou almoçar, por exemplo. Os resultados oficiais estão realmente errados, no meu caso o tempo divulgado é muito maior, quase 8 minutos a mais comparado ao que marquei em meu relógio, o que me faz entender que é o tempo bruto, já que eu larguei bem atrás. Estranho, pois havia entendido que o tempo líquido é que seria contabilizado – isso consta no regulamento, por sinal. Enfim, por ser um evento deste porte, imaginava que não ocorreriam tantos problemas… mesmo assim, adorei ter participado e o que conta, para mim, foi a experiência, ter completado a prova muito bem e no tempo planejado.

  10. Meu tempo foi publicado com o tempo bruto nos 21km e do meu cunhado nem apareceu na prova de 42 km.Lastimável a cronometragem da prova.Faltou, também, local para trocar roupa molhada. tivemos que trocar no banheiro químico.

  11. Como é o segundo ano consecutivo que tem erro de cronometragem, a impressão que dá é que o Corpa não se preocupa mais com isso. O número de inscritos e a festa são mais importantes. Apuração de resultados só interessa para os 5 primeiros no geral, e logo mais, nem isso, pois logo retiram a premiação em dinheiro até para os profissionais e vira praticamente uma maratona da Disney. Cenário bem triste para a maratona que já foi a mais rápida e melhor organizada do Brasil atraindo os melhores profissionais e amadores.

  12. Corri ano passado e meu tempo oficial ficou abaixo do real. Enviei diversas mensagens pedindo a correção. No final a empresa de cronometragem disse que havia enviado o arquivo com a correção para a organização e só faltava eles fazerem o upload, o que nunca fizeram. Por conta disso, resolvi não participar esse ano. Como o problema persistiu, ano que vem estou fora de novo. Até passarem a ter mais respeito pelos corredores.

  13. Meu tempo na maratona saiu correto. Porem, amigos que correram outras distancias tiverem tempos errados divulgados. Sim, a cidade estava esburacada, compreensilvel apos 15 dias de chuva, so parou na sexta-feira anterior a prova. Nao dar o trofeu por faixa a quem por direito o conquistou e uma falha muito grave. A maratona de POA existe por causa do CORPA; cresce pelo eutiasiasmo dos corredores. Podia ser muito melhor se o CORPA se atualizasse.

  14. Saiu uma nota na pagina 2 do jornal zero hora dizendo que para o ano que vem a organização vai manter só as distâncias de 21 e 42k. Para evitar maiores problemas e tentar corrigir os erros destas distâncias.

  15. Creio que a organização pecou quanto as cronometragens realmente, minha esposa por exemplo largou junto comigo (pois somos novatos e participamos da rustica de 5k) e chegou um minuto e pouco após eu chegar e não aparece na relação de resultados inicial, bem como meu cunhado que participou dos 21k e tb não aparecia até ele reclamar também. Entrei em contato com o numero que aparece na pagina da maratona o mesmo me informou:
    “tivemos um problema com algumas antenas de captação de chip. Agora que identificamos o problema as leituras erradas foram excluídas e estamos reprocessando a prova.”
    Ao meu ver, isso é uma pena acontecer pois desvaloriza a estrutura toda montada para o evento, alem de perder a credibilidade do resultado. É como o pessoal já comentou, parece-me que o que interessa a eles é os 5 primeiros do geral, o resto é só figuração.
    Torçamos para que erros como esse não se repitam para a prova do próximo ano.

  16. Ufa, arrumaram o meu tempo:

    585 833 CARLOS ALBERTO LELLIS M 59 M5559 21 . 03:34:31 03:32:06

    Antes estava assim:
    519 833 CARLOS ALBERTO LELLIS 59 M5559 20 M . 03:26:49

    Menos mal!

  17. Que ótimo, Carlos Alberto. Bem melhor assim. Esperamos que tenham arrumado 100% dos resultados com problemas!

    Abraço
    André

Leave a comment