Enfim, passados 10 meses de tratamento (medicamentos, fisioterapia, hidroterapia e acupuntura), ensaiei os primeiros passos de corrida num teste de esforço realizado na esteira. Nesse momento tive a certeza de que poderia voltar a correr! Mas, para conciliar as corridas com as hérnias, precisava tomar certas precauções, isto é, fortalecer o corpo, especialmente a região lombar e abdominal. Foi ai que descobri o Pilates, a musculação, o treino na esteira e a aquabike (bicicleta estática dentro d´água).
Aos poucos passei a acreditar que seria possível voltar a correr normalmente, inclusive até fazer uma maratona! Comecei a treinar devagarzinho… Primeiro andando-trotando, depois trotando-correndo e assim por diante. Em setembro de 2008 corri uma prova de 10 km e no final desse ano a São Silvestre/SP. Fiquei tão animado com essa evolução que resolvi programar uma maratona no exterior durante minhas férias em março de 2009. A escolhida foi Mônaco em função da data e do meu roteiro de viagem.
Descobri que se tratava de uma maratona com uma particularidade que a torna única no mundo pelo fato de atravessar 3 países: o Principado de Mônaco, a França e a Itália. Vi também que se tratava de um percurso muito bonito, entre mar e montanhas, porém muito difícil, com ladeiras de até 80 metros de elevação.
Montei uma planilha de treinos de 10 semanas. Cada semana tinha 2 dias de aquabike e Pilates (2ª e 4ª feiras), 2 dias de musculação (3ª e 6ª feiras), 2 dias de corrida (5ª feiras e domingos) e 1 dia de descanso (sábados). Os treinos de corrida incluiam ritmo, velocidade, ladeira e longões de no máximo 2h30. Com exceção dos longões aos domingos, os treinos de corrida foram realizados na esteira, para reduzir o impacto.
Dia 15/03, embarcamos (eu e minha esposa) rumo a Paris. Depois de uma semana viajando pela França, chegamos a Mônaco: uma cidade deslumbrante, espremida entre as montanhas e o mar. Nosso primeiro compromisso foi conhecer a Expo e retirar os kits no estádio Louis II, local da chegada dos 10 km e da maratona.
Domingo, às 9h de um lindo dia de sol de começo de primavera, os 800 participantes da Maratona de Mônaco se lançaram do Boulevard Albert I, onde em breve estarão os bólidos de Fórmula 1. Um pouco mais tarde, às 9h45, largaram os 1.200 participantes dos 10 km.
Coloquei o pace do meu relógio em 6:20/km e fui em frente! Minha meta era correr num ritmo confortável e chegar "inteiro", pois ainda tinha uma semana de passeio pela frente. Corri confortavelmente até o km 39, mas a partir deste ponto tive que alternar caminhada com trote por causa das ameaças de câibras, mas consegui completar minha 20ª maratona, em 4h37. Vale a pena dar uma conferida no site www.monacomarathon.org