A Maratona e Meia Maratona de Miami acontece no primeiro domingo do mês de fevereiro e as inscrições (205 dólares/175 dólares) podem ser feitas pelo site www.themiamimarathon.com, usualmente a partir do mês de agosto.
A organização oferece o sistema de lista de espera após o encerramento das inscrições pelo site, com valores majorados (250 dólares/225 dólares) e, também, transferência de inscrição para outro corredor, com a cobrança de 30 dólares para a troca de dados de titularidade e 10 dólares para a alteração da distância.
Entretanto, o site da prova avisava que os corredores deveriam estar atentos à “venda/tranferência” de inscrições nas redes sociais devido ao histórico de fraudes nessas negociações.
Devido ao maior número de empresas aéreas oferecendo voos para Miami, é possível encontrar ofertas a partir de 650 dólares, se a passagem aérea for comprada com antecedência.
Como Miami possui muitas opções de hospedagem, escolhi um hotel próximo ao Miami Beach Convention Center, local de entrega do kit e dos ônibus para largada/retorno da prova (20 dólares), além de ser uma região muito legal devido à proximidade com a praia, das famosas ruas Lincoln Road e Espanhola Way, com muitos restaurantes e lojas.
Embora pareçam uma única cidade devido à proximidade, Miami City é uma área continental com o famoso distrito financeiro e belos edifícios, enquanto Miami Beach é composta por ilhas e tem belas praias.

A entrega dos kits foi somente na sexta-feira e no sábado, apesar dos mais de 20 mil inscritos nos 5, 21, 42 km, formando enormes filas de acesso ao pavilhão, embora rápidas, pelo envio do QR de confirmação da inscrição por e-mail ou pelo aplicativo da prova.

Na Expo, a tradicional lojinha com produtos com a logo da prova tinha excelente variedade. Muitos stands de divulgação de outras provas, venda de roupas esportivas, suplementos, óculos, tênis e muita comida, sorvetes e brindes, bastando escanear o QR Code e seguir a página no Instagram daquele expositor. Saí da Expo no seu encerramento e com a sacola lotada.


A largada e chegada das provas acontecem em Miami City, às 6 da manhã, em 8 ondas, com efetivo controle de acesso aos currais.
Seguimos em direção a Miami Beach pela principal ponte que liga as duas cidades, com aproximadamente 5 km, o que permitiu observar um lindo amanhecer e um dos diversos transatlânticos ancorados no Porto de Miami com impressionante luminoso em LED vermelho, utilizando todos os andares e extensão da embarcação, indicando a frase RUN MIAMI.
O percurso em Miami Beach passa pelos famosos hotéis Art-Deco e restaurantes de frente para a praia com suas famosas palmeiras, retornando para Miami City por diferentes pontes sobre as ilhas naturais e artificiais, com suas belas casas.

Ao retornar para o “continente” em Miami City, os corredores da meia maratona concluíam a prova e os maratonistas seguiam pela famosa Brickell Avenue com seus moderníssimos edifícios com até 80 andares, seguindo por uma auto-estrada por, aproximadamente, 6 km.
Corri a Maratona de Miami em 2014 e, felizmente, essa parte da auto-estrada foi reduzida, embora ainda seja um dos trechos mais desafiadores, pois não há qualquer sombra neste trajeto.
Seguimos até Coconut Grove, uma região incrível com hotéis luxuosos, galerias de arte e restaurantes charmosos, onde vi várias pessoas bebendo champanhe, cerveja e comendo alegremente enquanto eu ainda tinha uns 10 km para a chegada da prova. Nestas horas, eu sempre sinto inveja dessas “pessoas normais”!
O percurso tem poucos aclives, sendo um viaduto no km 20/41 o ponto mais íngreme da prova, mas o calor e a umidade são bem altas.
DJ e bandas de músicas em diversos pontos, banheiros químicos e postos de atendimento médico a cada 4 km, distribuição de gel somente no km 25, água e Gatorade a cada 2 km. Em alguns postos de hidratação também encontrávamos sobre as mesas saquinhos de biscoitos salgados e barra de cereais.
Na chegada, palco com música, tendas com venda de bebidas e comidinhas, numa verdadeira confraternização entre os familiares, amigos e corredores aproveitando os gramados do famoso centro comercial Bay Side e o calor.
Completaram 2.945 corredores a maratona, 13.240 a meia maratona, 2.640 nos 5 km e 113 nas corridas Kids.
As medalhas da Maratona de Miami são sempre aguardadas por suas características inovadoras e suas fitas coloridas com desenhos desenvolvidos por artistas plásticos convidados.

Neste ano, a bonita medalha tinha a frente giratória parecia uma “turbina de avião” (que o artista plástico de desculpe se esta não era a intenção). Mas o que mais me chamou a atenção foi um detalhe que talvez muitos nem tenham percebido: no seu entorno temos gravada a frase Together, movement takes on a holly new meaning. The steps taken are not just those of our own personal journey, but a symphony created by all who share in the love of running.
Tradução livre: Juntos, o movimento assume um novo significado sagrado. Os passos dados não são apenas aqueles da nossa jornada pessoal, mas uma sinfonia criada por todos que compartilham o amor pela corrida.
A frase é “cabeça”, mas eu gostei.


Denise Amaral tem 193 maratonas completadas ao redor do mundo, sendo 30 vezes só em Nova York. Primeira mulher no mundo a conquistar pela terceira vez a Six Star Medal Finisher @deniseamaral