Texto e foto: Fernanda Paradizo | feparadizo@gmail.com
A Maratona de Londres, remarcada para o dia 4 de outubro, acontecerá na data estipulada, mas apenas para os atletas de elite. A prova será realizada em circuito nas imediações do St. James Park.
A organização soltou nesta quinta-feira (dia 6) o comunicado, anunciando também informações sobre o cancelamento da corrida presencial para os amadores, além de outros detalhes.
Com base em informações da World Athletics, com a mudança da janela de classificação olímpica para 30 de setembro, para abrigar Londres, a Contra-Relógio já havia anunciado, com base na divulgação da entidade, que Londres estava garantida para a elite.
Confronto Kipchoge x Bekele
No caso da prova da elite, a boa notícia é que todos poderão ver o tão esperado confronto entre os dois maiores maratonistas da atualidade, o queniano Eliud Kipchoge e o etíope Kenenisa Bekele, que já confirmaram a presença. No feminino, a queniana Brigid Kosgei, atual recordista mundial, também está confirmada.
Os espectadores não terão acesso ao percurso, mas a prova deverá ser transmitida pela BBC Sport.
Versão virtual para amadores
Com o evento cancelado para os amadores, os organizadores estão disponibilizando para os inscritos a edição virtual da 40ª Maratona de Londres, que poderá ser feita em qualquer lugar e em qualquer percurso. O valor é de 20 libras esterlinas e todos serão avisados por e-mail a partir de 12 de agosto.
Os participantes terão até 24 horas (das 00h00 às 23h59 do dia 04 de outubro) para completar os 42.192 metros, podendo inclusive caminhar e fazer pausas. O registro da corrida será feito por um aplicativo próprio da Maratona de Londres, desenvolvido pela TCS.
Aqueles que completarem receberão em casa medalha e camiseta finisher. Os tempos da maratona virtual poderão ser válidos para a participação no Campeonato Mundial de Categoria, que também foi transferido para 2021.
Inscritos podem escolher: 2021, 2022 ou 2023
Todos os inscritos poderão escolher a adiamento para qualquer uma das três próximas edições da prova: 2021, 2022 ou 2023.
Para dar um tempo maior para que as coisas estejam normalizadas e o cenário em relação à pandemia estabilizado, a prova de 2021 – chamada pelos organizadores de The 40th Race – comemorará os 40 anos do evento e será realizada no dia 3 de outubro e não em abril, como de costume.
Os corredores que pretendem correr em 2021, ou mesmo aqueles já haviam adiado a participação para 2021, poderão confirmar o desejo de correr a edição a partir da próxima quarta-feira, dia 12 de agosto.
Se sobrarem vagas para a edição de 2021, elas serão oferecidas via Charity, em que os corredores precisam conseguir juntar fundos para a caridade para ter o direito de inscrição.