A Maratona de Dubai vem sendo o local para os etíopes “voarem” nas últimas temporadas. Os números comprovam que a prova que abre o circuito de grandes eventos, também é um lugar perfeito para a buscar de recordes.
Como comparação, dos dez melhores tempos do ano passado no masculino nos 42 km, quatro foram feitos em Dubai. O vencedor da edição de 2016, Tesfaye Abera, marcou 2:04:24, ficando em quinto lugar no ranking mundial.
No feminino, dos dez mais rápidos, três tiveram registro no percurso, sendo que o mais rápido (2:19:41 de Tirfi Tsegaye, o único sub 2h20 da temporada) e o terceiro (2:20:48 de Amane Beriso).
Quem ficou curioso, pode clicar aqui e conferir o ranking mundial da temporada passada.
Agora, a grande aposta em Dubai é a presença de Kenenisa Bekele e, repetindo o que Haile Gebrselassie tentou no passado e não conseguiu, a meta é quebrar o recorde mundial do queniano Denis Kimetto, de incríveis 2:02:57, o único sub 2h03 até o momento.
A questão que fica é como está a preparação de Bekele, incluindo dezembro e janeiro de preparação, pois ele também foi confirmado na Maratona de Londres, em abril. Além disso, como será o nível dos corredores para uma disputa tão rápida e a eficiência dos coelhos? Bekele conseguirá buscar um sub 2h03 correndo sozinho?
As indagações são muitas e a certeza é que teremos todas as respostas no próximo dia 20, uma sexta-feira, quando ocorrerá a Maratona de Dubai de 2017.