A Maratona de Dubai vem sendo o local para os etíopes “voarem” nas últimas temporadas. Os números comprovam que a prova que abre o circuito de grandes eventos, também é um lugar perfeito para a buscar de recordes.
Como comparação, dos dez melhores tempos do ano passado no masculino nos 42 km, quatro foram feitos em Dubai. O vencedor da edição de 2016, Tesfaye Abera, marcou 2:04:24, ficando em quinto lugar no ranking mundial.
No feminino, dos dez mais rápidos, três tiveram registro no percurso, sendo que o mais rápido (2:19:41 de Tirfi Tsegaye, o único sub 2h20 da temporada) e o terceiro (2:20:48 de Amane Beriso).
Quem ficou curioso, pode clicar aqui e conferir o ranking mundial da temporada passada.
Agora, a grande aposta em Dubai é a presença de Kenenisa Bekele e, repetindo o que Haile Gebrselassie tentou no passado e não conseguiu, a meta é quebrar o recorde mundial do queniano Denis Kimetto, de incríveis 2:02:57, o único sub 2h03 até o momento.
A questão que fica é como está a preparação de Bekele, incluindo dezembro e janeiro de preparação, pois ele também foi confirmado na Maratona de Londres, em abril. Além disso, como será o nível dos corredores para uma disputa tão rápida e a eficiência dos coelhos? Bekele conseguirá buscar um sub 2h03 correndo sozinho?
As indagações são muitas e a certeza é que teremos todas as respostas no próximo dia 20, uma sexta-feira, quando ocorrerá a Maratona de Dubai de 2017.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Estatísticas por estatísticas….
Dos três melhores tempos em Maratonas no ano de 2016, dois foram em Berlim, então… Kipchoge vai baixar das 2h02 lá!
Bom dia, Jorge
Fiz o texto na CR deste mês imaginando os duelos em Londres e Berlim. Não rolará Londres, mas queria ver essas “feras” cabeça a cabeça na prova realmente… Kipsang, Bekele, Kimetto, Kipchoge, Biwott… e outros mais…
Mas confesso que fiquei curioso para ver como Bekele chegará fisicamente em Dubai!
Abraço
André