Quando se fala em maratonas, inevitável não pensarmos na Europa, afinal o continente possui algumas das mais famosas do mundo, como Paris, Londres, Berlim e tantas outras. Entretanto, há muito mais para ser explorado no velho continente. Caminhando para sua 31ª edição, no dia 25 de outubro, a Maratona de Dublin, Irlanda, vem nos últimos anos atraindo não só a elite do atletismo, como corredores de várias partes do mundo. O percurso relativamente fácil, aliado ao clima contagiante da cidade e a predominância do verde de seus inúmeros parques, faz dessa maratona uma ótima opção para o seu próximo desafio nos 42 km.
Dublin, como outras capitais do continente europeu, é rica em história e cultura. Uma infinidade de museus, com destaque para o National Museum, localizado no centro da cidade e próximo do Trinnity College, a mais antiga e importante universidade nacional é outro ponto a ser visitado. É no centro de Dublin, aliás, que se localiza boa parte dos pontos turísticos, como o Dublinia, onde o visitante conhecerá um pouco da passagem dos vikings pelo país. Uma ótima dica é visitar os castelos da cidade, entre esses destacam-se o Dublin Castle e o Ratfarnham Castle.
Deixar de ir à fabrica da Guinness seria como não conhecer um pedaço de Dublin, afinal a cerveja preta e densa é tida como uma das melhores do mundo no seu gênero e um dos símbolos da Irlanda. O mesmo pode se aplicar a uma ida à destilaria do famoso uísque Jameson, construída em 1780.
Com referenciais tão marcantes, a cidade não poderia deixar de ter uma grande quantidade de pubs (a maior do mundo). É no Temple Bar, entretanto, em que tudo acontece em Dublin, já que essa rede está presente praticamente em todos os quarteirões do centro. O mais famoso e antigo deles data de 1840 e é conhecido pelo nome que originou o local mais badalado da cidade (The Temple Bar). Um lugar que além de tradicional, possibilita conhecermos a autêntica música irlandesa. Imperdível!
Outro programa que não pode deixar de ser realizado é caminhar à beira do rio Liffey, o principal da cidade e onde encontramos uma quantidade imensa de pontes. Interessante é fazer um passeio de barco, indo até as proximidades do porto.
Uma vantagem da capital da Irlanda é o centro ser relativamente pequeno. Entretanto, o sistema de transporte funciona satisfatoriamente, seja com os famosos ônibus de dois andares ou com o Luas, uma espécie de metrô de superfície. Os ônibus oferecem ótimo desconto na compra do ticket de 5 dias (20 euros para uso ilimitado).
No quesito acomodação, a cidade é muito bem servida, havendo opções para todos os gostos e bolsos. No Dublin Events (www.dublinevents.com) é possível encontramos uma variedade de ofertas, a partir de 35 euros a diária. Um detalhe importante: a maior parte dos hotéis e pousadas de Dublin localiza-se na parte central da cidade.
Apesar de tanto para se ver em Dublin, sair da capital e visitar pequenas cidades do país e uma ótima pedida. Outra sugestão é conhecer a capital da Irlanda do Norte, Belfast, cidade agradável e com muitos pontos turísticos. Em apenas um dia é possível ter uma boa idéia não só da outra capital da ilha, como de uma ou duas cidades de pequeno porte.
MAIS DE 10 MIL NA MARATONA. A organização da maratona espera para este ano superar o recorde de inscritos no ano passado (11 mil), quando 10.472 atletas cruzaram a linha de chegada. Esse ótimo índice de concluintes não chega a surpreender, pelo percurso e temperatura favoráveis, mas também porque as pessoas da cidade (que predominam na prova) se preparam para os 42 km.
Diariamente se constatam levas de corredores pelas ruas e parques de Dublin. Em certos momentos do dia, parece que todos combinaram de correr no mesmo horário, o que sem dúvida deixa a cidade mais alegre.
Outro fator a se considerar é a presença de brasileiros participando do desafio. A comunidade brasileira na Irlanda é uma das maiores do país e está concentrada na capital. Com tantos atrativos e um povo extremamente receptivo, é hora de iniciar os treinamentos e sonhar com a prova. Percurso em sua quase totalidade plano e clima que oscila entre os 12 e 15 graus fazem desta maratona uma excelente escolha para superar os 42 km e ao mesmo tempo se divertir e conhecer outra cultura. As inscrições já se encontram abertas no site http://www.dublinmarathon.ie/