POR DENISE AMARAL | @deniseamaral
Apesar de ter completado a maratona 183, confesso que corri pouco pelo Brasil. E, após escutar elogios da organização da Maratona de Campo Grande, resolvi me inscrever com o incentivo do mestre Nilson Lima, que correria sua 362ª maratona na cidade.E, também, me vi motivada a aprender aquilo que não memorizamos das aulas de geografia e de história no colégio.
Finalmente “aprendi” que temos 1 hora a menos em comparação ao horário no Rio e São Paulo, que a separação do estado ocorreu em 1977, sendo a capital do Mato Grosso, Cuiabá e do Mato Groso do Sul, a cidade morena Campo Grande, pela cor avermelhada de suas terras. Não vou esquecer isso, pois num treininho próximo ao hotel para cumprir o Desafio 366 meu tênis voltou “moreno”!
Chega-se à cidade normalmente por voos com escala em SP. O Hotel Gran Park fica a menos de 1 km e o Hotel Ibis e o Novotel a 2 km da entrega do kit, largada e chegada da prova.
O kit foi entregue na Cidade Natalina, hoje desativada. Renomeada de Cidade da Maratona, tinha tendas de vendas de artigos esportivos, massagens, venda de itens da prova, incluindo jaqueta e camiseta de finisher, painéis para fotos e o famoso painel com o nome de todos os inscritos para a foto do dedinho!
A prova convidou os influenciadores Sérgio Rocha, Júlia Sette e Alana Sicoli, que participaram de um treinão no sábado pelo bonito Parque das Nações Indígenas, com seu lago repleto de capivaras.
No domingo, um DJ super animado em suas “carrapetas” e um belíssimo painel de LED como nas raves já animava os 3.170 atletas dos 7, 21 e 42 km desde às 5h30 da manhã.
Os corredores faziam fila para tirar fotos num grande painel de LED que mostrava o número e nome dos atletas acionado pelo QR CODE do número de peito, que também fornecia o resultado da prova momentos depois a chegada.
O locutor dava as instruções finais do alto de uma “grua” e a largada das 3 provas simultaneamente, ainda no escuro, foi bem animada.
A temperatura estava amena e, mesmo com o sol ao longo do dia, o calor foi suportável, apesar da baixa umidade.
O percurso é desafiador, alternando pequenos trechos de subidas e descidas constantes.
As ruas são largas, muitas delas arborizadas e parte do percurso já aproveitava o fechamento da “rua de lazer”, onde encontramos várias pessoas caminhando ou correndo também.
A meia maratona teve o mesmo percurso da maratona até o km 20 e o trajeto da maratona seguiu 10 km e voltou pela mesma pista, permitindo o encontro dos maratonistas mais velozes e os mais lentos.
Eu gosto desse vai e vem, pois sou saldada pelos corredores, certamente por compaixão por verem o quanto ainda falta para eu completar a prova!
No percurso tínhamos água gelada, Gatorade e gel em fartura a cada 6 km e até Coca-Cola no km 31.
Na chegada, a famosa banana e shows de música bem animados, com muitas corredoras dançando suas respectivas coreografias!A medalha grande e bonita completou a alegria dos corredores! Na chegada, muitas barracas de assessorias comemoravam as atuações de seus alunos nos diferentes percursos, deixando a área da chegada lotada até os últimos corredores.
A organização tinha um limite de 3.200 atletas e as inscrições encerraram no site com mais de 30 dias de antecedência, sendo 404 inscritos na maratona.
A Primeira Dama do Estado correu a meia maratona e o Governador esteve na chegada do evento para apoiar sua esposa e os atletas da prova.
Em 2025, a data já está agendada para o 1º fim de semana de julho e é uma ótima oportunidade para você conhecer a cidade e, quem sabe, “esticar” até Bonito, Bodoquena e o Pantanal. Afinal, vemos diversas programações para viagens ao exterior, esquecendo que aqui pertinho temos belíssimas oportunidades que nunca exploramos.
UMA ORGANIZADORA DA MARATONA MULHER
Correndo há exatos 42 anos, eu só conheci a atleta olímpica Eleonora Mendonça como organizadora de maratona no Brasil nos anos 80. Kassilene Cardadero é turismóloga, proprietária do Bonito EcoHotel, da Agência H2O Ecoturismo e, há 10 anos, teve a bela “sacada” de organizar uma prova nesse local paradisíaco.
Após 7 anos de experiência, decidiu organizar uma maratona em Campo Grande, sendo essa a 3ª edição.
Correu a Maratona de Nova York e voltou com ainda mais ideias. Em breve, correrá a Maratona de Berlim e promete mais melhorias ao seu evento. Pelo o que vi durante esses dias, tenho certeza disso!
VENCEDORES DA MARATONA
Masculino
1. Rodrigo Santana, 32 anos, de Dourados (MS), 2:31:45
2. Cristiano Carvalho da Silva, 42 anos, 2:40:10
3. Marcos Antonio, 31 anos, 2:40:12
4. Luis Felipe Samuel Ferreira, 27 anos, 2:40:34
5. Fabiano da Silva Pereira, 33 anos, 2:45:15
Feminino
1. Elaine Nascimento Gama, 27 anos, de Barra do Garça (MT), 3:11:04
2. Yasmin Suelen33 Maas, 28 anos, 3:24:41
3. Juliana Pereira da Silva, 38 anos, 3:25:54
4. Elaine Gomes Cruz, 38 anos, 3:30:52
5. Kellen Barros, 31 anos, 3:31:38
Denise Amaral tem 183 maratonas completadas ao redor do mundo, sendo 29 vezes só em Nova York. Primeira mulher no mundo a conquistar pela terceira vez a Six Star Medal Finisher @deniseamaral