Notícias zMais notícias Redação 10 de julho de 2024 (0) (539)

Maratona de Campo Grande tem quebra de recorde de percurso e aumento de participantes


A 3ª edição da Maratona de Campo Grande foi realizada no último domingo (07/07) com aumento de 57% de participantes em relação a edição anterior e 35% de fora da capital e de outros estados. No total, foram 3.170 inscritos nas distâncias de 7 km, 21 km e 42 km. Só na maratona havia 404 inscritos, mas o número de concluintes foi de 290, 46,4% a mais do que no ano passado.. 

A largada foi realizada às 6h da manhã, na Cidade da Maratona, nos altos da Avenida Afonso Pena. Uma das novidades deste ano foi o bônus de 50% a mais do valor da premiação do campeão para quebra de recorde na maratona, que foram batidos tanto no masculino quanto no feminino. 



Rodrigo Santana, 32 anos, eletricista de Dourados (MS), foi o vencedor da maratona, com 2:31:45, batendo o tempo de 2:39:46. O segundo colocado foi Cristiano Carvalho da Silva, 42 anos, com 2:40:10, seguido de Marcos Antonio, em terceiro, com 2:40:12.

 “É um sentimento surreal, a prova é bastante difícil, mas vim com a meta de ser campeão e graças a Deus deu certo a estratégia”, comentou Rodrigo. 

Entre as mulheres, a primeira colocada foi Elaine Nascimento Gama, de 27 anos, professora, de Barra do Garça (MT). Ela completou a prova em 3:11:04, 23 minutos a menos do que o recorde anterior, de 3:34:27. No segundo lugar ficou Yasmin Suelen Maas, com 3:24:41, e no terceiro Juliana Pereira da Silva, com 3:25:54.

“Eu vim com o objetivo de ganhar a prova e bater o recorde, estou muito feliz com o resultado, por poder me desafiar nesse percurso e fazer meu melhor”, resumiu a campeã.

Os campeões da meia maratona Ederson Rodrigo de Jesus, com 1:15:00, e Gisele Bittencourt, com 1:26:33. 

Entre tantos corredores, a maratona recebeu a presença de alguns já conhecedos, como Nilson Lima, 71 anos, de Uberlândia (MG), que participou pela terceira vez da prova e concluiu sua maratona de número 362. “Eu tenho um carinho muito grande por essa prova. Correr você corre em qualquer lugar, mas essa tem um astral diferente, virou um ponto de encontro para os amigos, tem o chamamento turístico, tem uma organização muito atenciosa, então acho que isso está acima da corrida e me motiva a querer voltar sempre que possível”.

A carioca Denise Amaral, de 61 anos e colaboradora na Contra-Relógio, foi outra que marcou presença no evento. “Uma das coisas que marcam a realização de uma maratona é que a maior vitória é cruzar a linha de chegada, pois o percurso de 42,195 km é um desafio para todos que participam. Assim, os últimos que chegam recebem a mesma vibração e torcida dos primeiros”, conta a maratonista, que foi a última corredora a concluir a prova no tempo de corte definido, de seis horas, terminando assim 183 maratonas. Ela completou a prova em 6:03:18. 

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, esteve presente para recepcionar a primeira-dama, Mônica Riedel, que correu a meia maratona pelo segundo ano. “É uma prova linda, que a gente apoia porque sabe a importância de um evento esportivo como esse, que promove saúde, incentiva o turismo, movimenta a economia, então está de parabéns a organização”, afirmou Riedel, que colocou como meta a participação na próxima edição. 

Para a organização, o maior reconhecimento são os feedbacks positivos vindos dos atletas, inclusive de corredores que participam de provas no mundo todo. “É uma prova que temos muito carinho de fazer, sabemos da dificuldade que é para os atletas superarem seus limites, mas estamos muito felizes com os feedbacks que recebemos e nosso objetivo é crescer ainda mais nas próximas edições”, comentou Kassilene Cardadeiro, a responsável pela prova.

A Maratona de Campo Grande deverá ser válida pelo o Ranking Brasileiro de Maratonistas 2024, desde que a prova nos envie as listagens com os concluintes nos 42 km, com nome, ano ou data de nascimento e tempo líquido.

Fonte: release imprensa / Fotos: Gleison Nascimento

Veja também

Leave a comment