Maior da América do Sul, a Maratona de Buenos Aires segue em crescimento e chegou aos 9.583 concluintes na prova disputada ontem. Chama a atenção a “invasão” dos brasileiros, com 948 corredores. No total, de acordo com a organização, foram 11.724 inscritos.
O tradicional vento argentino foi o principal adversário dos participantes, mas, mesmo assim, a maioria dos corredores que entrou em contato com a Contra-Relógio relatou a quebra de recordes pessoais ou a estreia nos 42 km, favorecidos pelo percurso praticamente todo plano.
A prova teve largada e chegada no cruzamento das avenidas Figueroa Alcorta e Monroe, passando por pontos históricos e simbólicos de Buenos Aires, como Obelisco, Praça de Mayo, Museu de Belas Artes, bosques de Palermo, bairro de La Boca e o La Bombonera (estádio do Boca Juniors), Casa Rosada e Puerto Madero, entre outros.
A Maratona de Buenos Aires foi vencida pelo etíope Siraj Gena Anda sem grandes dificuldades. No feminino, a ganhadora acabou sendo Lishan Dula Gemgchu, do Bahrein, seguida pela etíope Almaz Fekade. O fato de ser disputada menos de dois meses após os Jogos Olímpicos do Rio afetou também a elite, pois os principais corredores da América do Sul não participaram. Confira os resultados:
MASCULINO
1. Siraj Gena Anda (ETI): 02:20:24
2. Miguel Barzola (ARG): 02:23:37
3. Dario Rios (ARG): 02:24:15
FEMININO
1. Lishan Dula Gemgchu (BAH): 02:39:14
2. Almaz Negede Fejkade (ETI): 02:42:27
3. Adela Barrios (ARG): 02:48:49
Confira os resultados completos em http://maratondebuenosaires.org/historia/resultados/ e a cobertura da prova na edição de novembro da Contra-Relógio.