A Maratona de Buenos Aires consolida-se como a principal da América do Sul. Realizada no último domingo, os 42 km argentinos tiveram 10.335 inscritos, com 7.966 concluintes (de acordo com o primeiro balanço dos resultados, que ainda serão atualizados). No ano passado, haviam sido 7.275 corredores.
O que chama a atenção também é o grande número de brasileiros: 751 completaram o belo percurso, que passa pelos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Apenas a temperatura, com 18°C na largada e média de 25ºC na chegada, acabou sendo um desafio a mais.
Em relação às edições anteriores, a maratona evoluiu, com uma feira em um lugar mais espaçoso e com diversidade de expositores (porém, ainda tímida em comparação com outros eventos internacionais).
A divulgação preliminar dos resultados, já disponível no site oficial, também conta com erros (tempos líquidos iguais aos brutos em alguns casos e, em outros, com o tempo líquido três minutos inferior ao feito pelo corredor, o que será resolvido nas próximas semanas, segundo a organização).
Mas os problemas pararam por aí. O novo trajeto ficou ainda mais plano e veloz (nesse caso, o que levou a tempos mais altos de conclusão da elite foi mesmo o clima). Com boa hidratação, muita gente em todo o percurso (um diferencial neste ano), a festa foi completa pela vitória de um argentino. Mariano Mastromarino ganhou com 2:15:28, superando os chilenos Leslie Encina (2:18:43) e Christopher Guajardo (2:18:44).
No feminino, a queniana Lucy Karimi venceu com 2:38:52. O pódio teve ainda a etíope Mude Zeytuna (2:39:17) e a argentina Rosa Godoy (2:44:03). Veja os resultados e mais informações no site oficial.
Leia a cobertura completa na edição de novembro da Contra-Relógio.
Foto: Iloverunn.com – Fotorun – Getty Prensa Adidas
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Realmente não tem como competir com as brasileiras. Fiz esta maratona em 2012 e não se compara com as brasileiras. Nota 1000 para performace, porém a do Rio o visual é imbatível.
Olá André!!! Ainda são poucas as assessorias aqui no Brasil que incentivam seus alunos à participarem de maratonas, mas mesmo assim ano a ano a Maratona do Rio de Janeiro tem aumentado o numero de participantes que completam os 42.192 metros do seu belíssimo percurso!!! Acredito que só ela tem potencial para superar a Maratona de Buenos Aires em número de concluintes mas isso dentro de um prazo de 10 anos!!! Abraços!!!