Em entrevista virtual promovida na segunda (05/12) pelos organizadores da Maratona de Boston, a BAA, para um grupo de jornalistas de várias partes do mundo, o queniano Eliud Kipchoge confirmou o que todos já sabiam. Ele vai correr Boston com apenas um objetivo em mente: “Vencer”.
O recordista mundial de maratona já foi campeão em quatro das Majors disputadas e estabeleceu como meta ganhar as seis provas do circuito.
Se vencer Boston, só faltará Nova York, prova que ainda poderá correr ainda em 2023, no mês de novembro.
“Meu plano é vencer”, disse Kipchoge, diretamente da sua casa no Quênia. “Significaria muito. Vença Boston e depois volte para o Quênia e comemore.”
Kipchoge acumula títulos nas Majors. Já foi tetracampeão em Londres e em Berlim, onde bateu duas vezes o recorde mundial – a última em setembro, com 2:01:09 – e uma em Chicago e em Tóquio, totalizando 10 vitórias só em Majors. No total, das 17 maratonas disputadas na carreira, ele venceu 15.
Kipchoge, que pode ser tornar o primeiro a vencer as seis provas do circuito, disse que a prova sempre esteve nos seus planos, desde 2013, quando estreou em maratonas.
Diferente das outras quatro Majors, Boston apresentará algo diferente ao recordista mundial, já que não é uma maratona plana. No entanto, o queniano disse que não vai alterar sua preparação e também não fará nenhuma corrida nos próximos meses de preparação até abril. Mas admite que pode viajar para a cidade para se familiarizar com a cultura e poder explorar o percurso.