A cidade de Berlim respira maratona de hoje a domingo, quando será disputada a 39ª edição da tradicional prova alemã, com 40 mil inscritos sendo ao menos 500 brasileiros, corredores de todo o mundo e a expectativa mais uma vez de uma grande marca, incluindo até um recorde mundial. A organização, tradicionalmente, aposta em um nome. Nesta temporada, é o queniano Geoffrey Mutai, dono dos 2:03:02 em Boston-2010. O Sportv 3 anuncia a transmissão a partir das 3h30 de domingo.
A intenção em Berlim é que Mutai “unifique” o tempo. A marca de Boston não é reconhecida como recorde mundial da maratona devido às características do percurso da prova americana, que não segue todas as regras estabelecidas, como a inclinação máxima entre o ponto de chegada e de largada. Assim, o recorde é 2:03:38, do também queniano Patrick Makau (irá correr em Frankfurt em 26 de outubro), estabelecido em Berlim no ano passado.
Só como grau de comparação, os últimos quatro recordes mundiais (Paul Tergat, duas vezes Haile Gebrselassie e Patrick Makau) foram batidos em Berlim, que viu também um brasileiro, Ronaldo da Costa, ser o mais rápido do mundo em 1998, com 2:06:05, recorde sul-americano até hoje.
Outros nomes da lista de elite no masculino são o queniano Jonathan Maiyo (2:04:56), o etíope Deressa Chimsa (2:05:42) e o também queniano Nicholas Kamakya (2:06:34). Sem descartar os estreantes Geoffrey Kipsang (Quênia) e Dennis Kimetto.
No feminino, a grande aposta é a etíope Aberu Kebede, que tem 2:20:33 como marca pessoal e pode buscar um sub 2h20. Outros nomes são a etíope Ashu Kasim (2:23:09) e as quenianas Philes Ongori (2:24:20) e Flomena Chepchirchir (2:24:21). A esperança nacional é a alemã Anna Hahner, que estreou em abril com 2:30:14 e agora buscará um sub 2h30.
SHOW MUSICAL – Além de plano e propício a bons resultados, o percurso de Berlim estará sendo animado por 80 bandas este ano, uma a cada 500 m, reunindo mais de 1 mil músicos. Uma atração a mais. Mais informações, imagens, mapa do percurso e da expo no site oficial da 39ª Maratona de Berlim.
Para lembrar, clique aqui e leia sobre as três maratonas brasileiras (Maurício de Nassau no Recife, Florianópolis e Foz do Iguaçu) que também serão realizadas neste domingo, com a presença da Contra-Relógio no Recife (o editor de arte Sérgio Rocha) e em Foz (a repórter Yara Achôa).