A celebração dos 50 anos da Maratona de Berlim, que acontece no dia 29 de setembro, não deverá reunir grandes estrelas para a disputa do lugar mais alto no pódio. O start list divulgado na manhã desta quinta (15/07) pela SCC EVENTS, que organiza o evento, não traz nomes já consagrados entre o grande público e mídia, como o queniano Eliud Kipchoge ou a etíope Tigist Assefa, ex e atual recordistas mundias, respectivamente, ambos em Berlim, mas mesmo assim promete uma boa disputa. Isso já era algo esperado, uma vez que os grandes nomes da maratona estavam representando seus países nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
De qualquer forma, veremos atletas com excelentes tempos alinhados na largada na competição do dia 29, principalmente entre as mulheres.
A etíope Tigist Ketema encabeça o topo da lista das mais rápidas, com 2:16:07, tempo obtido este ano na Maratona de Dubai, quando foi campeã da prova com recorde do percurso, e na sua estreia na distância.
Outro nome que pode se destacar na prova feminina é o da queniana Rosemary Wanjiru, vice-campeã em Berlim 2022. Em 2023, ela venceu a Maratona de Tóquio com 2:16:28.
As etíopes Genzebe Dibaba e Yebrgual Melese, com tempos de 2:18:05 e 2:19:36, respectivamente, também se destacam na lista.
Na disputa masculina, os olhos de todos se voltarão para o etíope Tadese Takele, terceiro colocado em Berlim 2023 e único com tempo inferior a 2h04. Abaixo de Takele está o queniano Ronald Korir, quarto em Berlim 2023 e com 2:04:22 como recorde pessoal.
Além de Korir, mais quatro atletas aparecem no start list com tempos sub 2h05, como Cybrian Kotut (KEN), Hailemaryam Kiros (ETH), Kibiwott Kandie (KEN) e Bazezew Asmare (ETH).
Entre estes atletas, vale destacar Kibiwott Kandie, que tem 2:04:48 nos 42 km e é ex-recordista mundial de meia maratona, com 57:32, e por isso mostra grande potencial para a maratona.
Ainda não foram divulgados os alemães que participarão da prova.
Apesar da não presença dos grandes nomes na maratona alemã, muito provavelmente atletas como Eliud e Assefa deverão estar na celebração dos 50 anos do evento, assim como outros recordistas mundiais em Berlim, como o etíope Haile Gebrselassie, os quenianos Tegla Loroupe, Paul Tergat e Wilson Kipsang, entre outros, assim como o brasileiro Ronaldo da Costa, que estava na festa dos 40 anos e esperamos que esteja também na dos 50.
Confira abaixo a listas dos TOP 10 corredores mais rápidos em Berlim.
FEMININO
MASCULINO