20 de setembro de 2024

Contato

Notícias Redação 23 de setembro de 2021 (0) (281)

Maratona de Berlim apresenta elite feminina que briga por pódio no domingo

2021 BMW-BERLIN-MARATHON | Foto: SCC EVENTS/Petko Beier

Alguns dos melhores corredores do mundo disputarão no domingo, 26 de setembro, a Maratona de Berlim, que marca o retorno das grandes maratonas desde o início da pandemia.

Cerca de 25 mil participantes são esperados na linha de largada no domingo, além dos 3 mil na prova de patins no sábado. O número foi reduzido este ano devido à pandemia. A prova acontecerá sob rígidas regras em relação às questões de saúde. Os participantes devem comprovar estar totalmente vacinados, ter se recuperado do vírus nos últimos 6 meses ou apresentar teste PCR negativo. Segundo os organizadores, mais de 90% dos corredores inscritos foram vacinados. Os espectadores do percurso também deverão manter distância social e usar máscara cobrindo o nariz e a boca.

Hoje, 23/09, foi realizada pela SCC EVENTS, organizadora do evento, a coletiva de imprensa para apresentar, entre outras coisas, a elite feminina.

A corrida feminina promete uma boa disputa. A etíope Hiwot Gebrekidan, de 26 anos, lidera o ranking de 2021 e pode quem sabe bater o recorde do percurso, de 2018 e que pertence à queniana Gladys Cherono (2:18:11). Este ano, Gebrekidan venceu a Maratona de Milão com 2:19:35. Estreante na Abbott World Marathon Majors Series, ela diz que pretende passar a meia-maratona em 1:09. Se dobrar a passagem, ela não apenas faz a melhor marca no percurso como também pode quebrar o recorde etíope, que é de 2:17:41 e pertence a Worknesh Degefa (Dubai 2019).

Outra etíope que pode estar entre as melhores no domingo é Shure Demise, que tem 2:20:59 e tem condições de correr domingo abaixo de 2:20.

Além das duas etíopes, encabeça também a lista das melhores a queniana Fancy Chemutai, que tem 2:24:27 como única marca. Ela correrá em Berlim apenas sua segunda maratona e tem 1:04:52 como melhor tempo na meia-maratona, sétima melhor marca do mundo na distância. Nenhuma outra atleta no start list tem uma meia tão rápida quando ela.

Entre os destaques da casa, está a corredora Rabea Schöneborn, que tem 2:27:03 como melhor marca e correrá pela primeira vez na sua cidade-natal. Esta será sua segunda maratona da carreira.

A coletiva de imprensa da elite masculina acontece amanhã, sexta, 24/09.

No domingo, a prova será transmitida ao vivo para o Brasil pelo SportTV 3, a partir das 4:15 da manhã.

Foto: SCC EVENTS/Petko Beier

Veja também

Leave a comment