A cidade de Barcelona é conhecida pelas famosas atrações turísticas, como o Camp Nou (estádio do Barcelona), Sagrada Família, Parc Güell, La Pedrera e Casa Batlló, somente para citar alguns. E também pela animação, seja musical ou da vida noturna. Tudo isso está contemplado na Maratona de Barcelona, disputada no último domingo.
Com organização exemplar, tendo largada e chegada na Praça Espanha, os 42 km na capital da Catalunha tem 51 atrações musicais ao longo do trajeto, hidratação (água e isotônico, além de frutas e gel de carboidrato) a cada 2,5 km, avenidas largas e 15.498 concluintes (incluindo 56 brasileiros), sendo cerca de 9 mil estrangeiros (proporcionalmente, a que mais atrai corredores de outros países na Europa).
Pelos números divulgados, aproximadamente 200 mil pessoas estiveram nas ruas acompanhando os maratonistas e o “retorno financeiro” da prova à cidade foi de 18 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões). No total, houve 19.254 inscritos.
Na elite, o vencedor foi o queniano Philip Cheruiyot Kangogo, com 2:08:16. Na sequência, vieram os etíopes Bekana Daba Tolesa (2:09:41) e Abdela Godana (2:11:37).
No feminino, o pódio foi completo da Etiópia, com a vitória de Aynalem Kassahun, de 21 anos, estreante na distância, com 2:28:18. Ela superou as compatriotas Mula Diro (2:29:10) e Belaynesh Shifera (2:31:08).
Com dia de céu completamento azul e temperatura baixa – entre 5ºC e 11ºC em média -, o dia esteve perfeito para correr. O trajeto tem bastante sobe e desce, principalmente nos primeiros 21 km, mas nenhum intenso, todos leves, sendo uma ótima opção para os brasileiros irem à Europa. O patrocínio esportivo é da Asics.
Leia a cobertura completa na edição de abril da Contra-Relógio.
(vou comentar aqui pois nestes tempos de Facebook quase ninguém mais comenta nos sites)
Muito bom. Parece mesmo uma ótima opção. Quero um dia ir a Barcelona e essa época do ano parece boa mesmo: nem muito quente nem muito frio.
Uma dúvida: com quanta antecedência é preciso se inscrever?
———————
Adolfo, pela internet, as inscrições ficaram abertas até o dia 6 de março (prova foi no dia 15). Mas, pessoalmente, havia possibilidade ainda de se inscrever na feira. É uma prova para fazer o planejamento com tranquilidade.
Abraço
André
olá, gostaria de saber como é a hidratação da prova. Já fiz Berlim e Paris e não gostei, copo aberto e muita gente parada nos locais de hidratação, atrapalhou demais o ritmo. Obrigada!
Copo aberto também, Thaís, como 95% das provas no exterior, para não dizer 100% das grandes. Nova York e Boston são assim também, como na Disney. Mas Barcelona como tem vários postos e menos gente, cerca de 18 mil concluintes, a aglomeração é menor, mas ao correr na Europa e Estados Unidos, a maioria das provas são assim.
Abraço
André