Blog do Corredor zMais notícias Denise Amaral 27 de agosto de 2024 (0) (1922)

Maratona de Assunção, uma Mega Finisher que promete crescer ainda mais

Avatar de Denise Amaral


POR DENISE AMARAL | @deniseamaral

Ao pensarmos no Paraguai, certamente nos vem à mente imagens dos ônibus cheios de “sacoleiros” e o vai e vem sobre a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu até Ciudad del Leste

Viajar a Assunção é uma grata surpresa, pois a cidade em nada lembra a confusão das ruas lotadas de sua famosa cidade, a 350 km de distância, já que os impostos no Paraguai são reduzidos em comparação ao Brasil, o que torna o comércio, junto com a exportação de soja e gado, uma das principais forças da economia no país.

O voo, partindo de Guarulhos, leva somente 2h15, com preços convidativos, se comprados com antecedência com a Gol e Latam, permitindo conexões para todo o Brasil. Em breve, a Azul terá voos para cidade, ampliando as opções.

Assunção oferece boas opções de hospedagem e restaurantes para todos os bolsos. Os hotéis Íbis e Sheraton eram próximos ao excelente Shopping de Sol, onde aconteceu a retirada dos kits, com a particularidade de terem entregas de 4ª até 6º feira, mas não aconteceria no sábado. Mas a organização estendeu a entrega no sábado, até as 14 horas, para atender aos corredores estrangeiros.

No corredor do shopping foi montada a estrutura para a entrega do kit. O número era designado no momento com a informação do e-mail indicado no cadastro, o que agilizava a entrega. Em seguida, você recebia uma sacochila, em outro balcão, repleta de brindes dos patrocinadores, conforme a foto.

A camiseta da prova, uma das mais bonitas que já ganhei nas 184 maratonas que corri, era entregue na loja da ASICS, patrocinadora da prova, com preços bem convidativos, em comparação ao Brasil.

Uma entrega de kit rápida, uma camiseta bonita e confeccionada com material respirável e de qualidade, diversos gifts já alegraram os corredores antes da prova.

O shopping, com lojas de padrão internacional, oferecia boas opções de compras, principalmente de diversas marcas de tênis, e ótimos restaurantes, sobretudo das deliciosas carnes paraguaias. Outra excelente opção era visitar a loja de eletrônicos Nissei, com bons preços de Garmin e smartphones.

A prova completou 15 anos e já tinha uma boa participação de brasileiros, motivados pela Equipe Baleias dos simpáticos Miguel Delgado e Wu Arantes.

A PROVA

No domingo, a largada dos 42 e 21 km aconteceu às 5h da manhã, com 8 graus de temperatura, e a dos 7 km, às 8h, sendo uma ótima oportunidade para os acompanhantes. Na arena da largada/chegada havia pequenas tendas dos patrocinadores e um grande palco para a premiação, inclusive de faixa etária de 5 em 5 anos.

A corrida seguiu por 6,5 km pela Av. Costanera, que margeia a baía de Assunção, até a recém-inaugurada Ponte Estaiada Héroes del Chaco, que liga Assunção a Nueva Assunção, onde estão aterrando o Rio Paraguai, como em Dubai, para construção de condomínios de luxo.

Retornamos à largada, seguimos até o Porto Antigo e depois para o Centro Histórico por 5 km, com algumas subidas e descidas até o pórtico da prova, com 21 km. Os maratonistas seguiram para a segunda volta no mesmo trajeto, onde encontramos no km 22 uma tenda repleta de sanduíches, os famosos biscoitos de chipa, isotônico PowerAde, patrocinador da prova.

Na chegada, uma sacolinha com a tradicional banana, água e isotônico e uma bonita medalha, igual para todos, diferenciada pela fita com a quilometragem percorrida.

Uma tenda da Mega Finisher entregava àqueles que já tinham o cadastro no site uma camiseta bonita e de excelente qualidade, presente da organizadora da prova, Myrta Doldán.

A maratona teve 281 concluintes (202 homens e 79 mulheres), a meia maratona, 677 (413 homens e 264 mulheres), e os 7 km, 1.122 (604 mulheres 518 homens), respectivamente, sendo 2.080 corredores nas 3 distâncias.

UMA ORGANIZADORA MULHER


A Paraguaia Myrta Doldán tem experiência de sobra para organizar a Maratona de Assunção desde a primeira edição. Além de maratonista, ocupa pela segunda vez o cargo de vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, feito alcançado apenas por ela neste continente, após mais de 30 anos de dedicação ao atletismo e à corrida de rua no Paraguai. 

Morou por mais de 20 anos no Brasil e depois retornou ao Paraguai, onde promove o atletismo, fundou o Paraguay Marathon Club há 25 anos e também organiza a famosa Meia Maratona de Assunção há 22 anos.

MEGA FINISHER

Com a criação do Mega Finisher South America Run Series, os corredores que completarem as maratonas ou meia maratonas em Lima, Assunção, Buenos Aires, Montevidéu e Brasília receberão a Mega Legend, “medalha especial”, já chamada pelos corredores como a mandala sul-americana. Com o lançamento do circuito, espera-se que os números de participantes nestas provas cresçam.

A 1ª etapa aconteceu em Montevidéu/Uruguai no dia 5 de maio de 2024, seguida de Lima/Peru, em 19 de maio, e os corredores que participaram das provas em 2023 também podem cadastrar a participação no site da Mega Finisher. 

O prazo para completar as 5 provas é de, no máximo, 60 meses, a partir da primeira prova cadastrada para ganhar a Mega Legend Medal, que será dourada para os 42 Km e prateada para os 21 Km. Sempre que concluir uma prova, é necessário cadastrar o resultado no site www.megafinisher.com 

A Meia Maratona de Buenos Aires/Argentina é a única com data distinta da Maratona e foi realizada na mesma data da Maratona de Assunção.

As próximas etapas serão a Maratona de Buenos Aires em 22 de setembro e a Maratona Monumental de Brasília em 24 de novembro.


Foi uma experiência agradável correr a Maratona de Assunção, principalmente por constatar o esforço dessas provas em aumentar a participação dos atletas e também por encontrar diversos brasileiros motivados pelo novo desafio! E meu fiel escudeiro, meu marido Luiz Antonio, participou da meia maratona em busca da sua “mandala” prateada.

E, em breve, estaremos nas maratonas de Buenos Aires e de Brasília. Afinal.

Avatar de Denise Amaral


Denise Amaral tem 183 maratonas completadas ao redor do mundo, sendo 29 vezes só em Nova York. Primeira mulher no mundo a conquistar pela terceira vez a Six Star Medal Finisher @deniseamaral

Veja também

Leave a comment