Notícias admin 4 de outubro de 2010 (2) (140)

Maratona da Antártica: nuito frio e muita beleza

A maratona aconteceu na ilha Rei George, com 149 concluintes, sendo 91 homens e 58 mulheres.Pela primeira vez, dois brasileiros estiveram na prova, eu e Frederico Fraga, de Londrina, com os tempos de 4h47 e 5h33, respectivamente. Igualmente somos os primeiros do país a correr nos 7 continentes (América do Norte e do Sul, Europa, Ásia, Oceania, África e Antártica).

Para participar da prova da Antártica é necessário a aquisição de um pacote turístico com dois anos de antecedência, devido à procura e ao limite de participantes. O pacote inclui: 3 dias em Buenos Aires em hotel de luxo, depois vôo para Ushuaia (extremo sul da Argentina) e no mesmo dia embarque do grupo em dois navios, numa viagem de 10 dias.

A maratona estava programada para 10 de março, porém, como na Antártica o tempo muda muito rapidamente, a confirmação da prova foi dada somente na véspera. Houve um ano em que, devido ás péssimas condições do tempo, o grupo não pode desembarcar em terra firme, fazendo os 42 km no convés do navio…

Fomos em diversos botes para o continente, deixando os nossos pertences à beira de uma estrada de terra cheia de cascalhos e cercada de montanhas geladas. Às 9h00 foi dada a largada e corremos com temperatura em torno de zero grau.

Cada milha era marcada e o percurso aconteceu por uma estradinha de terra batida. Saímos perto da base russa em direção à base uruguaia, subimos por um glacier (corremos no gelo escorregadio somente neste trecho de +ou-300m ) e retornamos pelo mesmo caminho; depois chegamos à base chilena e por fim à chinesa, onde estavam dois oficiais com um maravilhoso tabuleiro com cerveja, água e refrigerante; dali retornávamos ao ponto de partida, para mais uma volta de 10,5 km.

Não há posto de apoio e você precisa montar sua estratégia e deixar pelo caminho o que pode precisar (água, gel, vaselina, roupa, protetor solar, manteiga de cacau), mesmo porque passa-se pelo mesmo lugar 4 vezes. E não pode deixar nenhum lixo; tudo que for descartado ao longo da estrada tem que ser recolhido por você mesmo. Dois ou três triciclos patrulhavam constantemente o percurso para auxiliar os participantes e havia um posto médico na largada/chegada.

No dia seguinte, todos os participantes se confraternizaram em um único navio e receberam suas medalhas e certificados, num delicioso churrasco (com um pouco de neve).

A maratona mesmo é um pequeno detalhe de uma viagem deslumbrante pelo "continente azul". Nas excursões diárias, pudemos ver de perto icebergs, pinguins, baleias, focas, leões marinhos, geleiras, albatrozes etc. As fotos dão uma pálida idéia do que vimos por lá.

O pacote para a Maratona da Antárica é de 15 dias desde Buenos Aires, incluíndo os 10 dias no navio com pensão completa e vários outros passeios. O custo fica em torno de US$ 6.000 e para 2010, já existe lista de espera. Mais informações, acesse www.marathontours.com

Veja também

2 Comments on “Maratona da Antártica: nuito frio e muita beleza

  1. Meu companheiro, você está de parabéns, acredite! Correr nos sete continentes é um privilégio para poucos. Além do indivíduo ter um bom preparo, é necessária muita determinação.
    Eu ainda não cheguei ao seu nível, mas já corri em cinco continentes, e pretendo fazer parte desse grupo celeto. Mais uma vez, parabéns a você e o outro seu amigo. Boa sorte e muito sucesso!…
    Celestino

  2. Rever você assim:Maratonista foi uma GRANDE SURPRESA e alegria eu posso dizer até mesmo orgulho,parabens é pouco,você perdeu parte do cabelo mais ganhou muito em coragem,meu Deus,mais você lembrando bem sempre fez estilo atlético eu me lembro de um short branco do tipo:tênis um grande abraço foi um prazer revê-lo em grande estilo.

Leave a comment