Não haveria melhor forma de homenagear o empresário e atleta João Paulo Diniz a não ser com um formato de evento que foi o grande responsável pela popularização da corrida de rua no país e que introduziu grande parcela de pessoas na modalidade.
A Maratona ABRAS de Revezamento agitou o fim de semana na capital paulista num evento memorável, com a presença de autoridades, profissionais do setor supermercadista, atletas e ex-atletas, amigos de João Paulo Diniz, corredores experientes e principalmente iniciantes, além de parte família Diniz, que fez questão de prestigiar a corrida. Foram dois dias de evento, com a Corrida ABRAS Kids, para crianças entre 3 e 12 anos no sábado (15/04), e a maratona no domingo (16/04).
Veja também: “Maratona ABRAS de Revezamento emociona e integra apaixonados por esporte em São Paulo”
Disputada por equipes de 2, 4 e 8 corredores, a prova foi realizada na Cidade Universitária, com largada às 6h da manhã.
O dia ainda estava escuro quando foi dada a largada, que ficou a cargo de Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS e um dos idealizadores do evento. Ele também proferiu algumas palavras para os corredores. “Este é um evento único. Peço que seja um dia de muito alegria, de muita confraternização e de muito vontade de fazermos essa homenagem. E que todos tenham uma boa prova e que cheguem ao final para buscar a sua medalha nesse tributo a João Paulo Diniz”, disse Marcio antes do sinal que deu início à prova.
O quarteto do São Paulo foi a primeira equipe a cruzar a linha de chegada na pista de atletismo do CEPEUSP, onde estava montada toda a arena do evento. O atleta Fabio Jesus Correia, 4º colocado e melhor brasileiro na São Silvestre 2022, fez a última perna do revezamento e terminou com o tempo geral de 2:15:22.
O evento contou com a presença de vários atletas que foram patrocinados pelo Pão de Açúcar na época do João Paulo Diniz, como Marilson Gomes dos Santos (bicampeão da Maratona de Nova York), Juliana dos Santos (bicampeã Pan-americana nos 1500m e 5000m) e Fabiana Murer (campeão mundial indoor de salto com vara), além do triatleta olímpico Paulo Miyashiro.
A Maratona Abras premiou com troféu as três primeiras equipes colocadas dos octetos, quartetos e duplas (masculina, feminina e mista).