Com a Maratona ABRAS de Revezamento – Tributo a João Paulo Diniz se aproximando (a prova acontece no dia 16 de abril) e sabendo que esse é o tipo de prova que mais atrai iniciantes para a modalidade da corrida, reunimos aqui algumas informações e dicas importantes principalmente para quem vai participar pela primeira vez.
A Maratona ABRAS segue o formato mais conhecido dos revezamentos que tanto se popularizaram no Brasil nos anos 2000, todos inspirados no sucesso da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, que teve João Paulo Diniz como um dos grandes idealizadores e incentivadores. A primeira edição aconteceu em 1993 e, de lá pra cá, muitos outros revezamentos foram criados.
Além da possibilidade de transformar um esporte individual em algo coletivo, o grande legado que uma prova nesse formato carrega é dar oportunidade para que novos corredores iniciem na modalidade. Afinal, quantos corredores já não ouvimos falar que começaram a correr exatamente numa corrida de revezamento ou porque a empresa em que trabalha incentivou a montar uma equipe entre colaboradores ou porque aquele amigo corredor já experiente resolveu montar uma equipe de 8 para incentivar as pessoas à sua volta a começar uma atividade física. Ou seja, se é bom pra mim, sei que será também bom para as pessoas a meu redor.
Convidamos a técnica de corrida Simone Machado, que comanda a SM Assessoria Esportiva, para dar 10 dicas especiais para quem vai participar de uma prova de revezamento pela primeira vez. Lembrando que as inscrições para a prova podem ser feitas até dia 10 de abril (clique aqui e garanta já sua participação)
1. Monte uma equipe com pessoas comprometidas com o evento. Não importa que sejam corredores iniciantes ou experientes. O que vale é que todos se comprometam como equipe e estejam na data e hora marcados no dia da prova. O importante é que a soma dos tempos dos integrantes da equipe estejam dentro do limite de término da prova, que é de 5 horas.
2. Você pode montar uma equipe de 8, 4 ou 2 corredores. Mas lembramos aqui que os octetos são a grande porta de entrada para os iniciantes na corrida. Afinal, a distância de 5 km (ou, mais precisamente, 5.250 metros) é fácil de concluir pra quem está começando. Dá para percorrer o trajeto alternando entre caminhada e corrida ou mesmo só caminhando. Montada a equipe, é importante fazer um treino antes da prova para que todos possam se conhecer e saber mais ou menos quanto tempo cada um leva para finalizar seu trecho.
3. A largada acontece às 6h da manhã, quando a temperatura está mais amena. Deixe os corredores mais fortes e resistentes nas últimas posições do revezamento, devido ao calor e ao tempo maior de espera.
4. Marque um ponto de encontro com todos os corredores da equipe cerca de 1h antes da largada. Se os integrantes não se conhecerem muito bem, esse contato no dia vai ajudar a fixar o rosto de cada um para reconhecer mais facilmente na hora da troca. De qualquer forma, é importante decorar o número de peito da equipe.
5. O kit de corrida deverá ser retirado por um integrante da equipe nos dias e horários determinados pela organização (confira no site oficial). Não poderá ser retirado no dia da corrida. Em cada kit, a equipe recebe os números de peito de cada corredor (que tem o chip de cronometragem individual embutido), 1 (uma) munhequeira de revezamento, a camiseta comemorativa da prova, alfinete para pregar os números na camiseta.
6. Cada integrante da equipe recebe um número de peito, que deve ser fixado à camiseta para identificar não só a equipe a que pertence, mas também a ordem no revezamento. O primeiro atleta do revezamento larga com a munhequeira, que tem o chip de cronometragem que vai determinar o tempo final. A munhequeira, que funciona como uma espécie de bastão do revezamento das provas de atletismo, deve ser passada sucessivamente para cada integrante que assume seu trecho no posto de troca. Ela deve ser usada pulso direito.
7. Para o primeiro corredor da equipe, é mais fácil fazer um aquecimento antes da largada, já que todos largam no mesmo horário. Posicione-se na largada de 10 a 15 minutos antes do início da prova. Para os demais, procure estar no posto de troca de 20 a 30 minutos antes do tempo estimado para a chegada do colega de equipe. Não fique parado nesse tempo de espera. Procure fazer um aquecimento, tentando se movimentar enquanto aguarda para começar seu trecho.
8. Acompanhe a evolução da equipe na prova desde o primeiro corredor. Assim saberá com mais exatidão quando o próximo atleta do revezamento deverá terminar o trajeto, evitando que o colega chegue atrasado no posto ou mesmo que tenha que esperar por muito tempo.
9. Quando visualizar o corredor próximo à área de troca, tente se posicionar para ficar visível ao colega. Gesticule e acene para que ele possa enxergá-lo. São muitos corredores aguardando. É mais difícil para o corredor que está terminando seu trecho visualizar o colega de equipe do que aquele que está esperando.
10. A ideia da prova é o companheirismo e a diversão. Por isso, é bacana que todos cheguem juntos no local e esperem até o último integrante cruzar a linha de chegada. O último corredor do revezamento será o responsável por retirar as medalhas. Aí é só tirar muitas fotos e comemorar a conquista.