Blog do Corredor André Savazoni 24 de novembro de 2015 (0) (1545)

Livro discute as razões para a preocupante crise mundial de obesidade

O complemento do título tem uma frase que vai direto ao ponto do que tenho estudado e lido neste ano sobre saúde, qualidade de vida e emagrecimento: “As razões para a crise de obesidade em um mundo cada vez mais gordo”. Claro que imaginar que encontraremos um fato ou apenas um motivo, seria leviano, porém, o tema de “O Nutricionista Clandestino”, livro  lançado por Danilo Balu, engloba uma ótima discussão e que precisa ser levada muito a sério.

O Nutricionista Clandestino_capaPor mais que estamos falando de uma crise de sedentarismo, se analisarmos as estatísticas, nunca se praticou proporcionalmente tanta atividade no mundo como atualmente. Se estão fazendo certo ou errado, é outra discussão. Concordo plenamente que o problema não é apenas a falta de exercício. Claro que não vou negar os benefícios para a qualidade de vida da prática de atividade física (sou um usuário disso, estou cursando Educação Física por acreditar em como pode melhorar a vida de uma pessoa, em qualquer idade, mas também sei que a questão é muito mais complexa).

Apenas como exemplo, podemos pegar a questão da corrida de rua. Compare os números de 30 anos atrás com os de agora. Seja nos Estados Unidos, na Europa ou no Brasil. O total de norte-americanos concluindo uma meia-maratona supera os 2,6 milhões, temos quase 600 mil fazendo uma maratona nos EUA em 2014 (com os dados mais atualizados do Running USA). Mas, ao mesmo tempo, a sociedade está mais gorda, certo? Então, onde está o problema? Esse é o ponto da discussão. Concordando ou não, o tema não pode ser jogado para baixo do tapete, como muitos querem ou com explicações únicas e que deixam inúmeras lacunas.

No release de apresentação de “Nutricionista Clandestino – as razões para a crise de obesidade em um mundo cada vez mais gordo”, Danilo Balu afirma: “Chegaram ao fim praticamente 2 anos de pesquisa para entregar meu primeiro livro. Nele, organizo algumas das ideias (não minhas!) mais interessantes de alguns dos pesquisadores mais pertinentes que questionam a fragilíssima ciência em que se baseia muito da Nutrição atual no que concerne emagrecimento, diretrizes e recomendações para uma dieta saudável”.

E o autor prossegue: “Tento trazer ao leigo, e também ao profissional de Saúde, a origem esquecida e não contada de muitas das mais importantes recomendações, passando por mitos e distopias que envolvem o balanço calórico, a prevalência do carboidrato, o falso risco da gordura e mesmo as consequências de quando resolvemos adotar uma dieta com restrição de gordura (low-fat)”.

O tema é muito bem apresentado e discutido com excelência em outros livros, como os de Gary Taubes (para mim, os melhores) com “Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar” e “Good Calories, Bad Calories”. Se quiser se aprofundar no assunto, se ainda não o fez, duas outras boas sugestões são “Diário da Mente” (David Perlmutter) e “Barriga de Trigo” (William Davis).

Apenas na versão digital, neste momento, o livro “O Nutricionista Clandestino – As razões para a crise de obesidade em um mundo cada vez mais gordo” custa R$ 19 e pode ser comprado pelo site www.onutricionistaclandestino.com.br.

Veja também

Leave a comment