Performance e Saúde Redação 15 de junho de 2018 (0) (150)

Lesão na panturrilha; Entorse do tornozelo; Joelhos para dentro; Formação óssea na tíbia; Formigamento

LESÃO NA PANTURRILHA
Retornei a correr há um bom tempo, e no decorrer dos meus treinamentos fui percebendo uma dor em minha panturrilha. Como jogador de tênis e ex-atleta, sempre tenho como costume alongar antes e depois. Para melhorar a resistência e continuar tendo a mesma performance nas quadras, incluí a corrida, que para mim não era nenhuma novidade. Aliás, fiz um programa com base nesta revista. Tudo perfeito, correr em um dia e jogar em outro, intercalar, sem problemas e sem dificuldade. Mas corria em pista, até que um dia fui convidado a correr na rua e foi quando tive uma lesão na panturrilha, que me obrigou a ficar imóvel, pois a dor muscular era intensa. Consultei com um médico da área e foi sugerido fazer 20 sessões de fisioterapia. Sessões feitas, nada identificado. O retorno compreendeu 2 semanas de esteira, na 3° semana corrida de 1000 metros e na 4° semana comecei a intercalar esteira / corrida / tênis. Tudo uma maravilha até quando retornou a dor. Agora estou há 1 mês tratando e há 2 meses sem jogar, pois é tão intensa a dor que tenho de ficar de molho um bom tempo. E para quem esta acostumado a estar sempre em movimento é uma droga ficar parado. Aguardo um retorno, pois estou cansado de buscar informações e sugestões, e gostaria de uma solução para esta minha lesão.
Eduardo Rahmeier, Caxias do Sul, RS

Pelo seu relato você sofreu uma lesão muscular na panturrilha, incompleta, que foi tratada com repouso e sessões de fisioterapia. Porém sua dor retornou após o 1° mês de trabalhos físicos, provavelmente por que você sofreu uma reagudização da mesma lesão. Como foram as sessões de fisioterapia? Fez trabalho de analgesia e posteriormente de fortalecimento? Recomeçou o tênis de forma muito intensa? Discuta com um fisioterapeuta suas condições quando retornou às atividades para ver se conseguem determinar alguns fatores que podem ter contribuído para a nova ocorrência da lesão.

ENTORSE DO TORNOZELO
Praticando outro esporte que não a corrida, sofri uma entorse do tornozelo. Iniciei o tratamento conforme recomendado pelo médico: gelo,antiinflamatório e imobilização. Por quanto tempo devo esperar para voltar a correr e como deve ser feito este retorno?
Roger Ximenes do Prado, Fortaleza, CE

O entorse de tornozelo pode parecer uma lesão simples, mas necessita ser encarada seriamente, pois sequelas como dor e instabilidade do tornozelo são muito comuns. Normalmente o tornozelo torce e o pé volta-se para dentro, realizando um movimento chamado de inversão, que acomete os ligamentos do lado externo do tornozelo, que compõem o complexo lateral: fíbulo-talar anterior, fíbulo-calcaneano e fíbulo-talar posterior. Destes, o mais comumente acometido é o anterior. Voltar a correr após um período de repouso é uma decisão que cabe ao médico e ao fisioterapeuta, e deve ser tomada baseada na sua evolução nas sessões de fisioterapia. Você não menciona que realizou estas sessões, portanto seu retorno pode estar comprometido. De qualquer forma, retorne aos treinos progressivamente e após uma semana de caminhadas, além de manter os exercícios de fortalecimento e propriocepção (equilíbrio) para o tornozelo. 

JOELHOS PARA DENTRO
Pratico futsal, corro, pedalo e dou aulas de Educação Física. Tenho condromalácea patelar nos dois joelhos e tomo medicamento. Agora surgiu uma lesão nos sesamóides do hállux, afetando a cartilagem. Estou com dores bem fortes para pisar. O médico recomendou a mesma medicação e repouso. Estou preocupada em descobrir a causa dessa lesão. Tenho geno valgo, hállux valgo, pé pronado e uma diferença de 0,8 cm entre uma perna e outra. Só tratar os sintomas não vai resolver o problema. Será que vocês poderiam me ajudar?
Teresa Cristina Diniz, São Paulo, SP

Os sesamóides do hállux (dedão do pé) são dois ossinhos localizados na face plantar que funcionam como polias para os tendões responsáveis pelo funcionamento do mesmo, e cumprem uma função importante. Os seus joelhos são voltados para dentro, condição chamada de genu valgo, muito comum em mulheres por possuir uma bacia mais larga, seu metatarso é desviado para fora causando sua condição de hállux valgo (joanete), e seu pé é plano, ou seja, sua pisada é pronada. Estes fatores determinam uma carga maior sobre o hállux e podem influenciar no desenvolvimento da lesão nos sesamóides. Além da medicação e do repouso, tente utilizar em seus calçados uma palmilha com suporte de arco longitudinal medial e piloto metatarsal, para apoiar melhor o pé e retirar a carga excessiva sobre seus sesamóides. Durante a noite utilize um espaçador de dedos para aliviar o joanete. 

FORMAÇÃO ÓSSEA NA TÍBIA
Comecei a correr há pouco tempo, e meu joelho começou a doer muito. Fiz um raio-x que indicou "formação óssea em face lateral da tíbia." O que isso quer dizer? Tenho que parar de correr?
André Panizio, via e-mail

A formação óssea em face lateral da tíbia pode ser um encondroma, lesão benigna que surge a partir da cortical do osso (camada externa) e são visualizadas ao RX como que por acaso. Não creio que seja esta a razão da sua dor, e sim uma resposta ao início do treinamento que pode estar exagerado e causando uma carga excessiva sobre suas articulações. Diminua seu ritmo, procure ajuda para treinar e consulte um ortopedista especializado em medicina do esporte para uma completa avaliação do seu caso. 

FORMIGAMENTO
Tenho acompanhado esta seção na Contra-Relógio e vejo que suas respostas são objetivas e dão direção a muitas dúvidas que todos temos; às vezes não sabemos ser claros com os médicos que por sua vez também nem sempre nos explicam bem o que acontece conosco. Mas vamos lá… Tenho 37 anos, sobrepeso e estou há 3 meses seguindo um tratamento para emagrecer; fiz exercícios por boa parte da minha vida, porém nos últimos 5 anos entrei em uma rotina de trabalho e estudo que me impossibilitaram manter atividades físicas. Há algum tempo tenho sentido um formigamento na parte externa da coxa direita, uma dormência incômoda e dolorida. Recentemente fiz exames de diabetes e teste ergométrico, que mostraram estar tudo sobre controle. Não sei o que fazer para aliviar essa dormência; devo procurar um ortopedista, um neurologista ou um vascular? Vale a pena ressaltar que trabalho com informática, sentado o dia todo.
Alexandre A. F. Barbosa, São Paulo, SP

Não desista de voltar a praticar atividades físicas, e logo você estará correndo. Como o seu exame de glicemia foi normal, é possível que tenha um pinçamento discreto em uma das vértebras lombares, provavelmente entre L2 e L3, causando esta sensação de formigamento (dormência) na parte lateral da coxa. O desgaste da coluna pode acarretar estes pinçamentos e provocar os sintomas mencionados. Procure um ortopedista inicialmente para uma melhor avaliação do seu caso.

Veja também

Leave a comment