20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 19 de janeiro de 2015 (1) (241)

Lei municipal obriga o pagamento de premiação em dinheiro nas corridas em Campinas

O projeto de lei nº 143/14, de autoria do vereador Tico Costa (SD), que dispõe sobre a obrigatoriedade do pagamento de premiação aos atletas vencedores de corridas de rua, maratonas e meias-maratonas no município de Campinas, quando a inscrição para o evento estiver condicionada ao pagamento de valores, foi sancionado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) e agora é lei – a de número 14.952/14.

Segundo a nova lei, os organizadores dos eventos de rua devem destinar no mínimo 10% do valor arrecadado com as inscrições para as premiações em dinheiro dos atletas.

Ela determina ainda que nas corridas com até mil participantes deverão ser premiados os cinco primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino, além do primeiro colocado nas categorias por faixa etária. Acima de 1 mil inscritos, a premiação nas faixas etárias será ampliada para os três primeiros.

Já no caso de eventos onde se arrecada alimentos não perecíveis para que haja a inscrição ou não é feita cobrança alguma, não precisará ter o pagamento aos vencedores.

De acordo com vereador Tico Costa, em declaração divulgada pela assessoria, “essa lei vem ao encontro do desejo de maratonistas e corredores que se utilizam das provas para arrecadar um capital mínimo que lhes garanta recursos para as próximas competições”.

O vereador afirma ainda que, antes de encaminhar o projeto de lei ao plenário, onde foi aprovado por unanimidade quanto à legalidade e ao mérito, fez diversas reuniões com atletas amadores e entidades ligadas ao esporte em Campinas.

“É importante para Campinas ter essa lei. Além de ajudar os atletas que se destacam, os eventos na cidade se tornarão atraentes para competidores de outros municípios. Isso aumentará a qualidade técnica das corridas e ampliará a participação geral”, diz Tico Costa.

Para ele, o valor a ser destinado pelos organizadores não inviabilizará as corridas: “Será apenas 10% do total que é arrecadado no evento e, normalmente, essas competições têm patrocínio de diversas empresas, o que garante um lucro real às empresas ou entidades organizadoras”.

Veja também

One Comment on “Lei municipal obriga o pagamento de premiação em dinheiro nas corridas em Campinas

  1. blablabla…. não existe almoço grátis. Este ‘imposto’ será repassado nas inscrições.

Leave a comment