Por Fernanda Paradizo | feparadizo@gmail.com
Com boa parte das pessoas confinadas dentro de casa, o meio esportivo vai criando meios de entretenimento e também uma forma de manter alguma disputa entre os atletas em tempos de pandemia.
No último domingo (dia 3), foi realizado o Ultimate Garden Clash – Pole Vault Edition, em que três dos principais atletas do mundo do salto com vara se desafiaram saltando do jardim de suas casas.
Participaram o francês Renaud Lavillenie (campeão olímpico em Pequim-2012), o norte-americano Sam Kendricks (bicampeão mundial) e o jovem sueco Mondo Duplantis (recordista mundial indoor).
Os três se conectaram por um link ao vivo da World Athletics, com transmissão pelo YouTube, Twitter e Facebook.
Na disputa, criada pelos três saltadores em um formato diferente do que se vê nas pistas, levaria a melhor o atleta que conseguisse um maior número de saltos de 5 metros em 30 minutos.
Lavillenie, que saltou de sua casa em Clermont-Ferrand (França), e Duplantis, que competiu em Lafayette, Louisiana (EUA), empataram em número de saltos, com 36, superando Kendricks, que conseguiu apenas 26 saltos, diretamente de Oxford, Mississippi (EUA). O título foi dividido entre os dois atletas.
A World Athletics está explorando a possibilidade de realizar outras competições de Ultimate Garden Clash nas próximas semanas.
É ficar de olho! Quem sabe não pinta uma disputa entre o queniano Eliud Kipchoge e o etíope Kenenisa Bekele.