Notícias Redação 10 de junho de 2023 (0) (599)

Laurindo Nunes disputa a Comrades Marathon de olho num top 10 

Laurindo Nunes disputa neste domingo (11/06) a 96ª Comrades Marathon, na África do Sul. A corrida deste ano será realizada no sentido Pietermaritzburg-Durban. A largada será às 5h00 (meia-noite no fuso de Brasília) e os participantes terão até 17h30 (meio-dia) para terminar a prova, que tem duração de 12 horas. 

Essa é a segunda vez que o atleta participa da Comrades. No ano passado, ele foi o 17o. colocado, terminando com o tempo de 5:56:50. Para este ano, seu objetivo é não apenas melhorar seu tempo na prova, mas conquistar a medalha de ouro dada aos top 10, igualando assim a marca de Maria Auxiliadora. Para isso, Laurindo está contanto com o fato de já conhecer a prova, além de uma maior experiência em ultra distância. 

“Não fizemos grandes mudanças no treinamento, mas meu corpo ficou mais cascudo para conseguir ter um volume e intensidades maiores do que na minha primeira preparação”, contou o atleta, que acredita que o fato de já conhecer o percurso será um ponto a favor. “Cada prova é diferente, mas conhecer o percurso ajuda na confiança de explorar mais o corpo.”

A Comrades, que tradicionalmente inverte o trajeto a cada ano, repetirá em 2023 o trajeto do ano passado, para que a 100ª edição do evento seja realizado em down hill. “A organização deseja fazer a edição 100 descendo para realização de uma grande festa e resolveram repetir o percurso. Isso foi fundamental para meu retorno e para me preparar ainda mais forte”, explica o atleta, que este ano acredita que deve melhorar alguns detalhes, que podem fazer a diferença. 

“Em uma prova de longa distância, a hidratação sempre é um ponto difícil. Ela muda muito de acordo com nossas mudanças bruscas de ritmo. A mudança de temperatura, que acontece durante as quase 6 horas de prova, também influencia muito.”

Laurindo, que fez a maior parte dos treinos  na cidade de Senador Amaral, MG, onde reside, resolveu se dedicar às provas de ultradistância na época da pandemia.  

“Foi um momento que refleti muito o que faltaria na minha carreira para ter vivenciado quase tudo na corrida. E me faltava uma ultra. Assisti uma live do Nishi e do Nato (Amaral) sobre a Comrades e assim me apaixonei pela história da prova, pelas dificuldades. Ela me fez sentir a mesma sensação de insegurança de quando iniciei na corrida, quando tinha sonhos e não sabia o que iria viver e onde chegaria”

Além de Laurindo, a prova terá uma grande quantidade de brasileiros largando neste domingo na prova. Aqueles que desejam acompanhar os corredores ao longo do trajeto podem baixar o aplicativo oficial da Comrades Marathon no Google Play e na Apple Store.

Veja também

Leave a comment