O duelo que todos esperavam nos 42 km pode acontecer em Londres, em agosto, durante o Campeonato Mundial de Atletismo: entre o queniano Eliud Kipchoge e o etíope Kenenisa Bekele, que foi convocado nesta terça-feira (dia 6) pela Federação do país. Bekele ainda não se pronunciou se aceita essa convocação.
Mas a disputa pode ser também na Maratona de Berlim em setembro (Kipchoge falou desse interesse e, segundo a Federação de Atletismo do Quênia, ele já teria aberto mão da convocação para buscar o recorde mundial na maratona alemã, ao lado do compatriota Wilson Kipsang). Então, o que fará Bekele? Mundial ou Berlim com os melhores da atualidade e altíssima premiação em dinheiro?
Bekele foi incluído nesta terça-feira (dia 6) na relação da Etiópia para o Mundial depois da polêmica do ano passado. Ele reclamou muito com a Federação por não ter sido chamado para a Olimpíada do Rio de Janeiro e deu o “troco” em Berlim, ao vencer com 2:03:03, a apenas seis segundos do recorde mundial de 2:02:57 do queniano Dennis Kimetto. A posição oficial dele deve ser anunciada nos próximos dias.
Os outros etíopes chamados para a maratona no Mundial foram Tamirat Tola e Tsegaye Mekonen, com Yemane Tsegaye e Mule Wasihun aparecendo como reservas.
MULHERES – Mas não é apenas no masculino que a Etiópia escalou a força total. No feminino, foi convocada Tirunesh Dibaba, que fez 2:17:56 na Maratona de Londres, neste ano, chegando na segunda posição.
As outras atletas chamadas foram Birhane Dibaba e Shure Demissie, além de Mare Dibaba (atual campeã e classificada automaticamente). As reservas são Aselefech Mergia e Amane Gobena.