Uma típica vila de montanha na Patagônia Argentina. Um belo dia de sol com céu azul. Montanhas com trilhas abertas e fechadas. Neve. Cinzas de vulcão. Subida ao Cerro Bayo, a estação de esqui local, atingindo 1.792m de altura. Um visual incrível da região dos Lagos na Província de Neuquén. Junte-se tudo isso e temos a K42 Villa La Angostura, que marcou o encerramento do circuito mundial, no final de semana.
O evento é dividido em quatro dias, neste ano, de 13 a 16 de novembro. Começa com a entrega dos kits na quinta-feira, passa pela corrida de 15 km e congresso técnico na sexta, chega ao ápice nos 42 km no sábado (que inclui a cerimônia de premiação e uma animada festa à noite) e termina com a prova kids no domingo pela manhã.
O percurso da maratona tem como pontos mais altos o Belvedere (na primeira metade, mas que não é percorrido até o topo, ficando, “apenas”, nos 1.393m no km 6) e o Cerro Bayo (que engloba a estação de esqui do local e acesso por teleféricos, inclusive durante a prova para quem quiser assistir), com direito a 8 km de subida intensa até os 1.792m (e a descida depois tão íngreme quanto), com uma visão privilegiada dos dois lados da região, sendo um atrativo único e que torna o K42 argentino uma das corridas mais bonitas de todo o mundo.
Foram 1.141 concluintes nos 42 km. Somando a maratona e os 15 km, participaram cerca de 100 brasileiros. Na elite, os favoritos justificaram a longa viagem da Europa. Deu dobradinha italiana. No masculino vitória de Marco de Gasperi, com 3:23:39. O pódio teve ainda os argentinos Edgar Dario Rios (3:25:30) e Sergio Gustavo Pereyra (3:28:30).
No feminino, Elisa Desço, campeã mundial de Skyrunning (corrida vertical) neste ano, venceu a K42 com “sobras”, fazendo 3:59:15. Na sequência, vieram as argentinas Verônica Ramirez (4h16) e Adriana Vargas (4:21:59). Por sinal, tanto Gasperi como Elisa acumularam os prêmios por terem sido os primeiros a atingir o cume do Cerro Bayo.
Veja os resultados completos e a classificação geral e por categorias, tanto nos 42 km quanto nos 15 km, em www.k42series.com/argentina/.
Leia a cobertura completa na edição de dezembro da Contra-Relógio.