Travessia de rios; praias de areia fofa e dura; subidas no asfalto com 56% de inclinação; nas trilhas, elevações ainda mais íngremes; descidas literalmente no meio do mato, sem “caminho”, com apoio de cipós, cordas e árvores; mangue com lama até a altura do joelho (e cuidado para não perder os tênis!); um visual para encantar (principalmente na primeira metade da prova)… essas foram algumas das características da K42 Ubatuba, realizada no Litoral Norte paulista, no último final de semana.
No total, foram 132 concluintes nos 42 km (108 homens e 24 mulheres), além de 4 duplas femininas, 26 duplas masculinas e 11 mistas. Nos quartetos, 22 equipes completaram o difícil percurso. No total, 302 pessoas participaram do evento. Clique aqui e assista ao vídeo oficial da K42 Ubatuba.
Um exemplo das dificuldades é que o argentino Cristian Mohamed, acostumado aos morros, garantiu o bicampeonato. No ano passado, ele havia vencido em Bombinhas (que recebeu as cinco primeiras etapas da K42 Brasil) em 3h08. Agora, em Ubatuba, fez 3:40:38. Em segundo lugar, chegou o brasileiro Carlos Magno (3:41:18) e, em terceiro, Paulo Pacheco (3:48:34).
“Faz tempo que não corria uma prova difícil como essa. A Patagônia Eventos está de parabéns por mais uma etapa de alta qualidade”, afirmou Cristian Mohamed.
No feminino, vitória brasileira, de Kátia Cilene Santos com 4:13:44. Em segundo lugar, veio a argentina Adriana Vargas (4:23:18) e depois a também brasileira Lídia Simões (4:58:25). “Foi maravilhoso e emocionante, que prova linda e dura de se fazer!”, disse Cilene Santos.
Clique aqui e veja os resultados completos da K42 Ubatuba.
No final da prova, a K42 Ubatuba e o Projeto Tamar ainda ofereceram aos atletas e famílias um momento único: a devolução de tartarugas ao ambiente natural. Foram muitos aplausos quando os animais saíram nadando das mãos de Kátia Cilene Santos e Cristian Mohamed rumo ao mar aberto.
A próxima etapa da KSéries Brasil será no dia 27 de setembro, na Serra da Mantiqueira, com o K21 (www.k21series.com). As inscrições estão abertas e os assinantes da Contra-Relógio têm 20% de desconto em todo o circuito.
Confira a cobertura completa da K42 Ubatuba na Contra-Relógio de outubro.
Fotos: Marcos Viana Pinguim/Patagônia Eventos